Salas do Empreendedor apoiam inclusão econômica de empresários

Salas do Empreendedor apoiam inclusão econômica de empresários

A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), com os parceiros Sebrae Alagoas e Associação Comercial, apoiam a inclusão econômica de micro e pequenos empresários, possibilitando geração de renda e trabalho, através das Salas do Empreendedor.

O foco do serviço oferecido nas salas é para quem tem um perfil de Microempreendedor Individual. O MEI é uma forma de legalizar o serviço ou o comércio, de forma menos burocrática e mais acessível. Sendo um possível caminho que ajuda o empresário a se estruturar jurídica e estratégica para começar o negócio.

“As salas vieram para ajudar muitos que trabalhavam informalmente e que querem atuar de forma regular. Os atendimentos são totalmente gratuitos e ocorrem e maneira descentralizada, na parte alta e baixa da capital”, explica o atendente da Sala do Empreendedor do Jacintinho, Glauber Max.

Por meio das salas, os micro e pequenos empreendedores recebem orientações e consultorias nas áreas de gestão, planejamento, finanças e marketing, para manter o empresário atualizado e, também, ajudá-los a se planejar para aumentar a lucratividade do negócio. O empresário Hélio José da Silva, que possui um empreendimento voltado para a venda de calçados, atava na área e não estava formalizado. Ele encontrou uma solução para sair do anonimato no mundo dos negócios.

“Eu não sabia que tinha esse local. E as Salas do Empreendedor não deixam a desejar para quem está no mercado e que não tem ainda noção do que fazer na sua empresa. Lá eles instruem bem o empreendedor. Recebi orientação para ampliar o meu potencial de negócios”, afirma Hélio.

Formalização

Para ser microempreendedor individual, é necessário não ter participação em outro empreendimento como sócio ou titular, trabalhar de forma individual e ter um faturamento anual de R$ 60 mil.

A documentação necessária para se tornar um MEI é carteira de identidade e CPF (original e cópia), cópia do comprovante de endereço comercial, cópia do comprovante de endereço residencial, caso tenha declarado Imposto de Renda Física nos últimos dois anos, levar a cópia do recibo de entrega de declaração de imposto de renda e cópia do título de eleitor.

Atualmente Maceió conta com três locais de atendimento, localizados nos bairros do Jaraguá, no Jacintinho e no Benedito Bentes. O atendimento ocorre de forma individual, sob o formato de consultoria e é realizado de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Ascom Semtabes

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate