Lula lidera; Bolsonaro e Marina empatam em 2º lugar, diz Datafolha

A pouco mais de ano para a eleição presidencial de 2018, pesquisa realizada pelo Datafolha sobre intenções de voto aponta que o ex-presidente Lula (PT) manteve a liderança, com 29% a 30% das intenções de voto, apesar do desgaste político. Ele é seguido por Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC), empatados em diversos cenários.

Bolsonaro, todavia, registra tendência de alta. Tinha 8% em dezembro de 2016, passou a 14% em abril e agora aparece com 16%, sempre no cenário em que o candidato do PSDB é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin – este aparece com 8%. Neste cenário, Marina apareceu com 15%.

No cenário em que o candidato tucano é o atual prefeito de São Paulo, João Dória, Lula manteve a liderança com os mesmos 30%, Marina e Bolsonaro empataram com 15%, cada, e o tucano surgiu com 10%. O prefeito já sinalizou a possibilidade de se candidatar, mas, para isso, terá de tirar da frente seu padrinho político, Alckmin.

Já com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (Sem partido), os três primeiros colocados mantiveram os mesmos e com os mesmos pontos percentuais. Barbosa apareceu em quarto, com 11%, e Alckmin, em seguida, com 8%, ou se o candidato tucano fosse Dória, 9%.

Barbosa tem flertado com a possibilidade de se candidatar à Presidência da República. Nas últimas semanas, o ex-ministro já conversou com Rede e PSB e com um grupo de artistas. Por ora, ele nega a candidatura.
Alckmin, por sua vez, oscilou positivamente em simulações de primeiro e segundo turnos, mas a sua rejeição cresceu para 34%, atrás apenas de Lula, com 46%. Bolsonaro vem em terceiro, com 30% de rejeição.

Nas projeções para o segundo turno, Lula (45%) venceria individualmente Alckmin (32%), Dória (34%) e Bolsonaro (32%). O petista empataria com Marina, em 40%, cada, e a ex-ministra venceria Bolsonaro, por 49% a 27%.


Diário de Pernambuco

Descrição do autor

Redação

Ainda não há comentários.

Participe da conversa