Sebrae e Prefeitura de Maceió firmam convênio em prol do aprimoramento do ambiente empresarial

Sebrae e Prefeitura de Maceió firmam convênio em prol do aprimoramento do ambiente empresarial

O Sebrae em Alagoas e a Prefeitura de Maceió assinaram, na manhã de segunda-feira (12), um convênio que formaliza a parceria e a construção de propostas para melhorar o ambiente empresarial de Maceió, com atenção especial às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) instaladas na cidade. Na ocasião, também foi entregue formalmente ao prefeito Rui Palmeira a proposta de patrocínio para a Feira do Empreendedor, maior evento do Sebrae, que será realizado de 18 a 21 de outubro de 2017.

O documento, que vai vigorar durante toda a gestão municipal, abrange pontos como a melhoria do Portal Facilita Alagoas para o município de Maceió, compras governamentais focadas nas MPE instaladas na cidade, melhoria das Salas do Empreendedor, capacitação dos Agentes de Desenvolvimento e implantação da educação empreendedora no currículo escolar da rede municipal de ensino.

Os pontos firmados no convênio foram definidos após reuniões conduzidas entre as equipes técnicas do Sebrae e da Prefeitura de Maceió – a primeira delas, em fevereiro deste ano, contou com a presença do próprio prefeito. A ação faz parte da estratégia adotada pelo Sebrae no ano de 2017, de trabalhar municípios polos, de maior densidade empresarial, para atuar na impulsão de negócios locais e regionais.

“Mais de 70% das atividades econômicas do estado estão aqui na capital e entorno, portanto, é muito importante que nós tenhamos uma relação cada vez mais próxima com a Prefeitura, quer seja por nossas Salas do Empreendedor, quer seja no contato direto com o prefeito e seus secretários, visando melhorar o ambiente de negócios para os empresários locais. Queremos um convênio que facilite essa relação e promova resultados para o pequeno negócio”, defendeu Marcos Vieira, diretor superintendente do Sebrae em Alagoas.

Dessa forma, pretende-se intensificar as consultorias que o Sebrae realiza junto à Prefeitura, como aquelas voltadas para as compras governamentais e à desburocratização. No campo da educação empreendedora, uma vitória já foi conquistada com a expansão dos programas aplicados em escolas, que saíram de apenas duas unidades de ensino para 18 delas. Rui Palmeira destacou que outras medidas estão em desenvolvimento, como a reunião das obrigações empresariais (taxas e alvarás) em uma única secretaria ou site.

“Conseguimos juntar tudo na Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), e vamos lançar nos próximos meses uma ferramenta para que as pessoas consigam fazer quase a totalidade das suas obrigações perante o município através da internet. Queremos, com isso, estimular o ambiente de negócios. Com a capacidade dos profissionais do Sebrae alinhada às possibilidades da Prefeitura, certamente vamos estimular cada vez mais os empreendedores de Maceió e de Alagoas como um todo”, afirmou o prefeito.

Feira do Empreendedor 2017

Após a assinatura, Marcos Vieira entregou nas mãos de Rui Palmeira a proposta de patrocínio da Prefeitura de Maceió para a Feira do Empreendedor 2017. “Este é um dos maiores eventos do Sebrae, em que nos aproximamos do mundo do empreendedorismo e atraímos potenciais empresários, estudantes e startups, por exemplo, fazendo dele um ambiente muito produtivo. É extremamente significante que a Prefeitura, assim como nas edições anteriores, esteja presente com seus estandes e serviços”, convidou o superintendente do Sebrae.

A Feira do Empreendedor 2017 vem com uma nova formatação, mais dinâmica, voltada especialmente para a educação empreendedora. O Sebrae em Alagoas já confirmou expositores locais e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O calendário de capacitações está sendo fechado e espera atingir oito mil pessoas. O público total esperado nos quatro dias de evento, de 18 a 21 de outubro, é de 12 a 15 mil pessoas.


Agência Sebrae

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate