Safra do maracujá em Pindorama registra ganho de 30% em produtividade após chuvas

Safra do maracujá em Pindorama registra ganho de 30% em produtividade após chuvas

As chuvas acima da média registradas em diversos municípios alagoanos deixará um saldo positivo na lavoura dos colonos de Pindorama que se dedicam à fruticultura. A estimativa do setor técnico da Cooperativa indica que o plantio de maracujá irá somar um ganho em 30% em produtividade.

Segundo o gerente agrícola de Pindorama, Danilo Oliveira, a região produtiva do maracujá que corresponde a 400 hectares – abrangendo os municípios de Coruripe, Feliz Deserto e Penedo – registrou o índice de chuvas em quase 350 milímetros em menos de 15 dias.

“Em quase 100% das áreas produtivas do maracujá, a lavoura está em processo adiantado de cultivo. Os produtores estão cumprindo todas as etapas do trato de irrigação, o que deverá aumentar o rendimento. Creio que o percentual de perdas seja baixo”, pontuou Danilo.

Otimista com o desempenho do plantio do maracujá, o colono Marcelo Tenório, trabalha com a produção de 100 caixas do fruto. “Com a escassez de chuvas, os maracujazeiros apresentavam desempenho tímidos, com irrigação limitada. Mas agora o temos um cenário favorável para a deslanchar e colher de todos os pés da fruta”, conta o produtor.

Os colonos utilizam o sistema de irrigação coletiva arquitetado pela Pindorama por meio do modelo chamado “irrigação por gotejamento”. A safra do maracujá foi iniciada há 7 meses e devem ser concluída dentro de 30 dias.

Opção

Opção certa para quem possui área pequena, mas com solo em potencial, o plantio de maracujá também tem um mercado concreto que absorve a demanda produzida no campo. A Fábrica de sucos da Pindorama é responsável por coletar grande parte do maracujá produzidos pelos agricultores.

De acordo com o gerente industrial da Pindorama, Jasse Ferreira, são aguardados o recebimento de 600 caixas de maracujá in natura. “A vocação de produção de maracujá dessa região tem se sobressaído e atestada sua qualidade em nossos produtos de sucos e derivados. A indústria é responsável por escoar toda demanda do campo, sempre com safras regulares”, informou.

Um alternativa importante, o presidente da Pindorama, Klécio Santos, ressalta a rentabilidade trazido pela cultura do maracujá. “O maracujá traz vantagens interessantes para o colono. Oferece segurança por ter para quem vender, sem margem para prejuízo”, comenta.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate