Renan Filho mantém diferença para Rui Palmeira em nova pesquisa

Renan Filho mantém diferença para Rui Palmeira em nova pesquisa

Na nova pesquisa Ibrape de intenção de votos para presidente, governo e para o Senado em Alagoas, divulgada aqui em primeira mão (http://wp.me/p6TEFy-3Yw) mostra que o governador Renan Filho (PMDB) e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) perderam – ambos – 3 pontos percentuais, em relação ao levantamento anterior, divulgado pelo blog em 20 de março deste ano ( http://wp.me/p6TEFy-3Qp). A diferença entre os dois permanece a mesma: 17 pontos.

O levantamento, o segundo divulgado aqui este ano, foi realizado entre os dias 26 e 30 de maio de 2017. Foram entrevistados 2 mil eleitores com 16 anos ou mais em 45 cidades de todas as regiões do estado, incluindo a capital Maceió e a grande Maceió.

Neste levantamento, o Ibrape montou apenas um cenário para as eleições de governador, além da avaliação dos governos de Renan Filho e Rui Palmeira. Até o momento o único nome citado nos meios políticos como eventual candidato de oposição ao governo é do prefeito de Maceió. O atual governador, salvo fato novo, é candidatíssimo à reeleição.

Volto a divulgar o resultado em primeira mão. Se as eleições fossem hoje os candidatos fossem Renan Filho e Rui Palmeira, o atual governador seria reeleito, com 39% das intenções de voto. Rui Palmeira teria 22%. Na pesquisa de março os dois tiveram, respectivamente, 42% e 17%.

Renan Filho lidera em todas regiões, exceto Maceió

A pesquisa Ibrape traz resultados estratificados por 8 regiões de Alagoas, incluindo a capital Maceió. No confronto direto, Renan Filho ganha em 7 e perde apenas em uma. O melhor resultado do atual governador é no sertão, onde ele tem 50% da preferência e Rui Palmeira fica com 18%. O melhor resultado do prefeito de Maceió é justamente na capital, onde tem 29% contra 23% de RF.

Veja os resultados das demais regiões: Agreste, RF 48% x 19% RP; Grande Maceió, RF 42% x 27% RP; Mata, RF 43% x 25% RP; Norte, RF 41% x 23% RP; Sul, RF 35% x 21% RP.

Rejeição

A pesquisa Ibrape também divulgou a rejeição dos dois candidatos, num eventual confronto direto. Rui Palmeira tem a maior rejeição (28%), enquanto 19% dos entrevistados disseram que não votaria de jeito nenhum no atual governador.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate