Pesquisa mostra Renan e Heloísa na liderança para o Senado em AL

Pesquisa mostra Renan e Heloísa na liderança para o Senado em AL

Volto a divulgar, em primeira mão, pesquisa Ibrape com intenção de votos para presidente, governo e para o Senado em Alagoas.

O levantamento, o segundo divulgado aqui este ano foi realizado entre os dias 26 e 30 de maio de 2017. Foram entrevistados 2 mil eleitores com 16 anos ou mais em 45 cidades de todas as regiões do estado, incluindo a capital Maceió e a grande Maceió.

Neste levantamento, o Ibrape montou diferentes cenários, incluindo a preferência do eleitor para presidência da república, governo do estado e senado, além da avaliação dos governos de Renan Filho e Rui Palmeira.

Lula, na frente

Em Alagoas, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula teria 42% dos votos, mais do que a soma de todos os outros candidatos juntos.

Em segundo, aparece Marina Silva com 11% e em seguida de Bolsonaro (10%). Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e João Dória tiveram, cada um, 2%.

Para o Senado, Renan Calheiros empata com Heloísa Helena

Para o Senado, a pesquisa fez simulações com 5 nomes – os mais prováveis candidatos apresentados até o momento: o senador Renan Calheiros (PMDB), o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), o ministro Marx Beltrão (PMDB) e o senador Benedito de Lira (PP) e Heloísa Helena (Rede).

A pesquisa anterior, realizada em março e divulgada aqui (http://wp.me/p6TEFy-3Qv) não incluía o nome de HH.

Segundo o Ibrape, se as eleições fossem hoje e estes fossem os candidatos, Renan e Heloisa seriam eleitos. A ex-senadora aparece na pesquisa empatada com o senador Renan Calheiros, em 1o lugar na amostragem geral – considerando o 1o e 2o votos. Os dois tiveram 31%.

O ex-senador Teotônio Vilela, que aparecia em 2o na pesquisa de março, ficou em 3o e teve 19% das intenções de voto. Já o senador Benedito de Lira, que também deve disputar a reeleição, ficou em 4o, com 15%, seguido do ministro do turismo, Marx Beltrão, em último, com 12%.

Cenários do 1o e 2o votos

Não custa lembrar: nas eleições de 2018 serão dois votos para o Senado. Além do resultado geral, o Ibrape fez a simulação com os mesmos candidatos, levando em conta o 1o e o 2o voto.

Na simulação do 1o voto, Renan teria 21%, Heloísa 18%, Téo Vilela 10%, Biu de Lira 6% e Marx Beltrão 5%. No 2o voto, Heloísa teria 13%, Renan 10%, Téo Vilela 9%, Biu de Lira 9% e Marx Beltrão 7%.

Rejeição

Considerando o resultado geral, a rejeição é a seguinte: Renan 20%, Biu 12%, Téo 11%, Marx 9% e Heloisa 7%. Para presidente a a rejeição é a seguinte: Lula s19%, Marina 14%, Bolsonaro 10%, Ciro Gomes 8%, Alcmin 8% e Dória, 6%.

Tem mais resultados

Aguarde. Até o próximo domingo você lê aqui o resultado da pesquisa pra o governo.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate