Deputado Paulão denuncia Temer à ONU por violações aos direitos humanos

Deputado Paulão denuncia Temer à ONU por violações aos direitos humanos

Ao lado das deputadas federais Maria do Rosário (PT-RS) e Luiza Erundina (PSOL-SP), o deputado federal Paulão (PT-AL) entregou, na quinta-feira, 25, documento que relata violações de direitos humanos ocorridas no governo Temer.

A carta-denúncia entregue ao coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Niki Fabiancic, relata repressões ocorridas no ato em Brasília, no Decreto que autoriza o uso das Forças Armadas e na chacina do Sul do Pará, ocorridas na quarta-feira, 23.

Veja trecho do documento:

“As agressões indiscriminadas aos manifestantes, inclusive contra mulheres, crianças e idosos se deram de diversas formas, desde cassetetes, uso da cavalaria, spray de pimenta, bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral, balas de borracha, helicópteros e até mesmo o emprego de armas de fogo.

Atitude criminosa que resultou em 49 feridos notificados em atendimento hospitalar. Ao agirem indiscriminadamente e sem controle, as forças de segurança feriram pessoas que exerciam seu direito de expressão e manifestação, ou trabalhavam na cobertura dos atos, como jornalistas e cinegrafistas”.

A entrega da denúncia foi registrada pelo Brasil 247. Leia:

TEMER É DENUNCIADO À ONU POR VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS

Na tarde desta quinta-feira (25), as deputadas federais Maria do Rosário (PT-RS), Luiza Erundina (PSOL-SP) e o deputado federal Paulão (PT-AL) entregaram ao coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Niki Fabiancic, documento que relata violações de direitos humanos ocorridas no governo Temer.

A carta-denúncia centra-se nas repressões ocorridas no ato em Brasília, no Decreto que autoriza o uso das Forças Armadas e na chacina do Sul do Pará, ocorridas ontem (23). O texto assinado por parlamentares, artistas, entidades e sociedade civil pede que a ONU envie observadores internacionais para averiguação dos fatos.

“O governo Temer utilizou as Forças Armadas e o Estado contra o povo brasileiro, a liberdade de manifestação, de organização e de expressão de um povo”, afirmou Maria do Rosário, deputada federal (PT-RS) e ex-ministra dos Direitos Humanos.

Segunda ela, no plano da denúncia internacional este é apenas o primeiro passo. Este documento será enviado para a OEA, entidades e observadores internacionais de Direitos Humanos.

O coordenador da ONU no Brasil se comprometeu em enviar o documento para o Alto Comissariado das Nações Unidas em Genebra para que sejam investigadas as violações de Direitos Humanos. A carta estará disponível na internet para que brasileiros e brasileiras possam assinar. O processo de coleta de assinaturas ainda está em aberto. (Com informações do mandato de Maria do Rosário).

Leia aqui o texto e o documento, a íntegra:

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/297789/Temer-%C3%A9-denunciado-%C3%A0-ONU-por-viola%C3%A7%C3%B5es-aos-direitos-humanos.htm

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate