Sob ameaça de perder liderança, Renan avisa que não vão botar a canga nele

Sob ameaça de perder liderança, Renan avisa que não vão botar a canga nele

Crítico do Palácio do Planalto e das reformas trabalhista e da Previdência, Renan Calheiros pode perder a liderança do PMDB no Senado.

A decisão será tomada em reunião da bancada na próxima terça-feira, 30. O prazo foi definido após reunião realizada em que participaram 14 dos 22 senadores do partido – entre eles o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Procurado após a reunião para comentar a questão, Renan Calheiros disse não saber se a insatisfação da bancada é com ele ou com o governo do presidente Michel Temer.

A mais difícil missão do líder é interpretar o sentimento de cada um dos senadores”, disse. Renan Calheiros, ainda, que ninguém vai “botar canga” nele.

Utilizada em estados Nordeste como sinônimo a expressão “botar canga” pode ser traduzida por “dominação” ou “opressão”

Você acha que alguém vai botar canga em mim?”, reagiu o senador ao conversar com o G1.

Veja a reportagem:

Bancada do PMDB deve decidir até a próxima terça se Renan segue na liderança

Parlamentares se reuniram nesta quarta e relatam desconforto com posicionamentos de senador alagoano contrários ao governo do presidente Michel Temer.

Em uma breve reunião na noite desta quarta-feira (24), os senadores do PMDB estabeleceram a próxima terça-feira (30) como data-limite para definir se Renan Calheiros (PMDB-AL) permanecerá no posto de líder da bancada.

O PMDB forma a maior bancada do Senado, com 22 parlamentares, e colegas de Renan têm relatado desconforto com os posicionamentos que ele tem adotado contrários às reformas da Previdência e trabalhista, propostas pelo governo, e ao próprio presidente Michel Temer.

Ao todo, participaram da reunião da noite desta quarta 14 senadores do PMDB, entre eles o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Na sessão desta quarta do Senado, Renan discutiu com Romero Jucá (PMDB-RR) e chegou a bater-boca com Waldemir Moka (PMDB-MS), a quem acusou de ser “puxa-saco” do governo Temer.

Moka, por sua vez, disse que Renan “há muito tempo não fala mais como líder da bancada”.

‘Botar canga’

Após a reunião, Renan foi procurado para comentar o assunto e disse não saber se a insatisfação da bancada é com ele ou com o governo do presidente Michel Temer.

“A mais difícil missão do líder é interpretar o sentimento de cada um dos senadores”, disse. O líder acrescentou, ainda, que ninguém vai “botar canga” nele.

“Você acha que alguém vai botar canga em mim?”, questionou. A expressão “botar canga” é utilizada principalmente em estados da Região Nordeste como sinônimo de “dominação” e “opressão”.

Leia aqui, na íntegra: http://g1.globo.com/politica/noticia/bancada-do-pmdb-deve-decidir-ate-a-proxima-terca-se-renan-segue-na-lideranca.ghtml

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate