Emater fortalece parceria com municípios para ampliar assistência técnica

Emater fortalece parceria com municípios para ampliar assistência técnica

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) já conta com o engajamento de 42 municípios para desenvolvimento conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

Do total, 26 municípios já assinaram e oficializaram termo de cooperação e 16 estão em fase de conclusão do processo, a exemplo de Carneiros, São Miguel dos Campos, São José da Laje, Pão de Açúcar, Penedo, Novo Lino, Porto Calvo, Maribondo, Joaquim Gomes e Boca da Mata.

Na última semana, quatro municípios iniciaram o diálogo com a Emater para firmar o termo de cooperação: São Brás, Flexeiras, Marechal Deodoro e Belém, este último em reunião mais recente, realizada na terça-feira (23), entre o diretor-presidente do Instituto, Carlos Dias, e a prefeita Paula Santa Rosa.

Durante a reunião, a prefeita do município de Belém ressaltou que o apoio da Emater dá início à construção de planejamento municipal para adoção de práticas e ações que beneficiem o agricultor familiar, suprindo demanda local.
Cooperação

O diretor-presidente da Emater explica que a parceria propõe que cada prefeitura constitua uma equipe técnica para a definição de um plano de ação conjunto.

“A prefeitura define uma equipe técnica e a gente complementa a equipe com nossos profissionais, ajudando também com infraestrutura que facilite a assistência técnica no campo, a exemplo da cessão de automóveis e motos”, ressaltou Carlos Dias.

Ele também ressalta que o termo de cooperação permite que a Emater compartilhe seu conhecimento técnico voltados à práticas inovadoras e procedimentos de políticas públicas com as equipes das secretarias municipais de Agricultura.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate