Governador entrega Adutora de Estrela de Alagoas e Minador nesta sexta

O governador Renan Filho inaugura, nesta sexta-feira (19), às 10h, a nova Adutora de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão, que irá beneficiar cerca de 23 mil alagoanos com água tratada. A solenidade ocorre no Conjunto Antônio Garrote, em Estrela, e conta com a presença do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Orçada em R$ 14 milhões, a obra é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e soluciona o déficit na distribuição de água dos dois municípios, que, além da dependência de carros-pipas, revezavam o abastecimento entre si, a cada 15 dias.

Um dos principais marcos da nova adutora é a mudança da fonte de captação do sistema – da Barragem da Limeira, afetada pela crise hídrica e com volume inferior à demanda local, para a Barragem do Bálsamo, em Palmeira dos Índios. “Vamos saltar da captação de 45 para 70 mil litros de água por hora”, declara a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

Além disso, o sistema passou por melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA), situada em Estrela de Alagoas, e substituição de tubulações. “Ampliamos a capacidade de tratamento de água de 40 para 60 mil litros por hora, o que representa mais de um milhão de litros de água tratados por dia. Paralelamente, substituímos 5 km da rede, para evitar perdas de água no trajeto até as ligações domiciliares”, ressalta a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

Atualmente, o sistema possui 16 km de rede em funcionamento. Para o futuro, já existem projetos de interligação do sistema ao município de Igaci, no Agreste, com mais 16 km de adutoras.


Agência Alagoas

Descrição do autor

Redação

Ainda não há comentários.

Participe da conversa