Emater capacita jovens de Pindorama em Agroecologia e Produção de Hortaliças

Emater capacita jovens de Pindorama em Agroecologia e Produção de Hortaliças

Adolescente e jovens da Colônia Pindorama, em Coruripe, concluíram o primeiro módulo da capacitação em Agroecologia e Produção de Hortaliças, promovida pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), em parceria com a Cooperativa Pindorama.

A capacitação envolve 25 estudantes do ensino fundamental e médio, com idades entre 15 e 21 anos. O intuito é contribuir com a formação profissional de adolescentes e jovens na perspectiva de desenvolver habilidades em práticas agroecológicas, visando a produção de mudas de hortaliças, fortalecendo os vínculos com a comunidade para sua permanência no âmbito rural.

As aulas envolvem conteúdo teórico e prático e são ministradas pela coordenadora de Projetos da Emater Alagoas, Maria da Guia Fonseca. Ela explica que o curso foi idealizado com o propósito de oferecer conhecimento em princípios e práticas agroecológicas aos estudantes, que já cultivam hortaliças na escola e comercializam, mas que precisam qualificar essa produção.

Para isso, o curso foi dividido em seis módulos que serão ministrados ao longo de seis meses, com carga horária total de 120h.

“O conhecimento adquirido durante a capacitação vai permitir que os adolescentes e jovens atuem na produção de mudas de hortaliças orgânicas, um mercado promissor no Estado. Ao final do curso, iremos elaborar um projeto para estruturação de uma estufa onde eles poderão empregar os conhecimentos adquiridos ao longo da capacitação”, ressaltou a coordenadora.

Conteúdo
No primeiro módulo, os alunos tiveram contato com temas ligados ao meio ambiente, importância da preservação de recursos naturais, modernização da agricultura e introdução à ciência e manejo agroecológico do solo, noções sobre desenvolvimento rural e agricultura sustentável.
.
Dentro do tema meio ambiente, foram trabalhados conteúdos sobre mudanças climáticas, aquecimento global, efeito estufa, ecossistemas, agroecossistemas, biodiversidade, agrobiodiversidade e sustentabilidade.

Os participantes também puderam conhecer detalhes da política nacional de resíduos sólidos e manejo racional da água.

Próxima etapa
O segundo módulo da capacitação em Agroecologia e Produção de Hortaliças acontecerá nos dias 7 e 8 de junho, dando continuidade aos temas de manejo orgânico e conservação do solo e perigos do uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos para a saúde humana e animal.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate