Inflação nordestina fica abaixo da média nacional no mês de abril

Inflação nordestina fica abaixo da média nacional no mês de abril

A inflação no Nordeste em abril apresentou crescimento de 0,07%, abaixo tanto da média nacional (+0,14%) quanto da inflação observada no mês anterior (+0,34%). O índice é considerado o menor para o mês de abril desde dezembro de 2008, quando se iniciou a pesquisa elaborada pelo Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) para a Região, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados estão disponíveis no documento Diário Econômico, disponível no site do Banco do Nordeste no endereço www.bnb.gov.br/diario-economico-2017.

No acumulado dos últimos 12 meses terminados em abril, o índice regional apresentou desaceleração para 4,87% e ficou abaixo dos 5,56% registrados nos últimos 12 meses imediatamente anteriores.

No índice regional mensal, a maior deflação veio do grupo habitação (-1,10%), seguido por artigos de residência (-0,38%). A redução no grupo habitação foi influenciada pela energia elétrica 10,24% mais barata em relação ao mês anterior. Os maiores aumentos vieram dos grupos: comunicação (+1,49%), saúde e cuidados pessoais (+0,84%) e alimentação e bebidas (+0,26%). Nesse último, as maiores variações ocorreram nos preços do tomate (+28,18%) e da batata (+19,74).

Capitais

O processo inflacionário entre as capitais pesquisadas na Região tende a acompanhar a desinflação no âmbito nacional. Entre as regiões metropolitanas, apenas Recife manteve o crescimento fora do esperado: 0,49%, a segunda maior inflação do país em abril e no acumulado dos últimos 12 meses.

Fortaleza, que ainda apresenta o maior índice no acumulado, teve um crescimento de preços no mês de abril de apenas 0,08%. Em contrapartida, Salvador teve a menor inflação (-0,22%), o que contribui para o processo de desinflação na Região, já que a capital baiana possui o maior peso no cálculo realizado pelo Etene para o Nordeste.


Sala de Imprensa – Banco do Nordeste

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate