Adeal realiza vacinação assistida contra aftosa em Tanque D’Arca

Adeal realiza vacinação assistida contra aftosa em Tanque D’Arca

O corpo técnico da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou a vacinação assistida de um rebanho de bovinos contra a febre aftosa. A ação, acompanhada pela diretoria do órgão estadual, foi realizada nesta quarta-feira (10), na fazenda Padre Cícero, zona rural do município de Tanque D’Arca.

“O Governo do Estado, por meio da Adeal, trabalha junto com o criador alagoano para que esta vacinação contra aftosa seja, novamente, um sucesso. Completamos dez dias do início da primeira etapa da campanha. É importante que o produtor rural vacine seu rebanho e depois faça a declaração nos escritórios da Adeal. Todos têm que fazer a sua parte para que Alagoas possa avançar ainda mais na luta contra a aftosa”, declarou Rui Alves, presidente do órgão de defesa agropecuária de Alagoas.

“Todo criador tem que vacinar contra a aftosa para que o nosso rebanho possa ser ainda mais valorizado. Durante a campanha fazemos nossa parte e lembramos aos demais criadores da região para também fazer o mesmo, vacinando e declarando os animais“, declarou o pecuarista Manoel de Araújo Filho.

A vacinação assistida realizada em Tanque D’Arca contou ainda com a presença de demais diretores da agência de defesa alagoana, além de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e pecuaristas da região.

“A meta do Governo de Alagoas é continuar evoluindo e chegar em 2019 à classificação de zona livre da aftosa sem vacinação, de acordo com o plano do Governo Federal. A genética da pecuária de corte e de leite, com qualidade de excelência, faz a diferença no agronegócio da cadeia produtiva do Estado”, afirmou o assessor da Seagri, Edson Maruta, que representou o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2017 teve início em 1º de maio e será encerrada no próximo dia 31. A meta da Adeal é imunizar 100% do rebanho, formado por quase 1,2 milhão de animais.

As doses da vacina contra a aftosa estão à venda nas lojas de produtos agropecuários. Após vacinar, o criador deve fazer a declaração munido de documentos pessoais e da nota fiscal de compra da vacina em um dos 82 escritórios do órgão de defesa.

Na etapa passada, realizada em novembro de 2016, a cobertura vacinal obtida em Alagoas foi de 97,4%, enquanto o índice mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 80%.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate