Pequenos produtores são beneficiados com a entrega de mais de 100 toneladas de grãos

Pequenos produtores são beneficiados com a entrega de mais de 100 toneladas de grãos

Pequenos produtores da agricultura familiar de oito municípios do Alto Sertão alagoano receberam nesta segunda-feira (8), em Delmiro Gouveia, 123,5 mil quilos de sementes de feijão, milho e sorgo. A entrega dos grãos foi realizada pelo governador de Alagoas, Renan Filho, e pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.

A distribuição das sementes beneficiou 11.132 famílias de pequenos produtores dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Canapi, Piranhas, Mata Grande, Pariconha, Olho D’Água do Casado e Inhapi.

“As primeiras chuvas chegam, a gente tem esperança que elas colaborem com a produção e o Governo do Estado, assim que chegam as chuvas, distribui as sementes. Isso para que o sertanejo possa plantar, garantir a alimentação de sua família, fortalecendo, assim, a agricultura familiar da região, que é uma das principais fontes de renda para as pessoas”, afirmou Renan Filho.

O Governo de Alagoas investiu – com recursos próprios – R$ 12,5 milhões na compra de um mil e 250 toneladas de sementes de feijão, milho, sorgo e arroz, beneficiando 100 mil famílias em todo o Estado. Os grãos são distribuídos gratuitamente. O objetivo é apoiar os pequenos produtores rurais da agricultura familiar e melhorar a produção com vistas à safra 2017.

O presidente da Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade do Juá, Raimundo Audálio da Silva, o “Raimundo do Juá”, afirmou que as sementes chegaram em boa hora.

“Essas sementes são de fundamental importância, principalmente agora, quando São Pedro liberou a chuva. Será uma boa oportunidade porque – nos outros governos – a semente só chegava lá pra junho, atrasada, e ainda por cima não chovia. Agora, não! Chegou tudo na hora certa e se Deus quiser vai ser pra lá de bom”, comemora Raimundo do Juá, comunidade de Delmiro Gouveia.

“Vamos poder produzir e sair das mãos dos atravessadores. Vamos dividir os grãos e deixar um pouco no banco de sementes. Outra parte vai para a produção e comercialização e a outra para alimentar as famílias”, explicou o presidente da Associação do Sítio Lagoa dos Patos, em Delmiro Gouveia, Luiz Ferreira Lima.

Investimentos

Renan Filho anunciou que, nos próximos dias, vai lançar o programa de incentivos aos ribeirinhos do Canal do Sertão.
“O Governo do Estado vai fornecer assistência técnica, equipamentos e financiamento para que aquele cidadão, que tem uma propriedade às margens do Canal, possa produzir e ter acesso à água da maneira correta. Acessar a água de qualquer maneira gera muito problema. De repente, pode até comprometer essa importante obra”, observou Renan Filho.
O gestor anunciou, ainda, que vai lançar o maior programa de barragens perenes derivadas do Canal do Sertão. Serão construídas 20 barragens na região, que compreende os municípios de Água Branca, Pariconha e Delmiro Gouveia. Serão beneficiadas 132 famílias com as obras.

“Depois, avançaremos a Senador Rui Palmeira e a São José da Tapera, que já tem água do Canal. Isso vai garantir que a água do Canal chegue a uma barragem até 7 km de distância, de maneira que vai democratizar o acesso à água”, explicou Renan Filho.

Solenidade

A solenidade foi realizada em frente à sede da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Bancos Comunitários de Sementes (Coppabacs) e foi prestigiada pelos prefeitos de Delmiro Gouveia, padre Eraldo Cordeiro; de Água Branca, José Carlos; de Piranhas, Maristela Sena; de Mata Grande, Erivaldo Mandu, e de Pariconha, Fabiano Ribeiro.

“Alagoas não pode fazer avançar o desenvolvimento sem passar pelo Sertão. Temos tudo para avançar: água, gente trabalhadora e um governador comprometido com a região”, declarou o padre Eraldo.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate