Emater irá implantar Centro de Comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos em Igreja Nova

Emater irá implantar Centro de Comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos em Igreja Nova

O diretor-presidente da Emater Alagoas, Carlos Dias, apresentou aos agricultores de Igreja Nova, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, ocorrida nesta quinta-feira (4), os detalhes do processo para implantação do Centro de Comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município.

O centro funcionará como ponto principal de armazenamento, organização e distribuição dos alimentos comprados diretamente do agricultor familiar cadastrado no programa para entidades beneficentes e instituições que atuam com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para garantir a plena assistência ao agricultor na etapa de venda das produções, a Emater entrega ao município um minicaminhão e um automóvel de carga de pequeno porte, que serão utilizados no transporte dos alimentos, e o Kit do PAA, composto por computador, impressora, mesa, cadeiras de escritório, freezer, balança para pesagem, além de caixas para transporte e estruturas para armazenamento.

Além do Centro de Comercialização, cujo funcionamento deve iniciar ainda no primeiro semestre de 2017, a Emater assina, no dia 12 de maio, termo de cooperação técnica que oficializa parceria entre o Estado e a Prefeitura de Igreja Nova para aperfeiçoar a assistência técnica aos agricultores familiares da região.

Com o termo, os órgãos estruturam equipe conjunta para ampliar o atendimento ao agricultor, composta por técnicos que irão atuar de acordo com as necessidades mapeadas em campo. O termo também prevê a cessão de duas motos ao município para uso na rotina de deslocamento dos técnicos para atendimento aos agricultores.

O presidente da Emater explica que os novos equipamentos irão beneficiar diretamente os produtores e contribuirão para que a agricultura, estrutura base da economia de Igreja Nova, possa ganhar cada vez mais estímulo.

“Igreja Nova tem um potencial muito grande, por isso precisamos unir forças para que a agricultura local se desenvolva ainda mais através do trabalho coletivo, da articulação e da definição de uma estratégia unificada para que os agricultores possam se beneficiar não apenas dos novos equipamentos, mas de toda a mobilização que tem como propósito o desenvolvimento do município”, frisou Dias.

A reunião do conselho também contou com a presença da prefeita de Igreja Nova, Vera Dantas e do secretário de agricultura do município, Aureliano Almeida, e representantes das associações e cooperativas rurais locais.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate