Procon Maceió será reaberto nesta sexta-feira

Procon Maceió será reaberto nesta sexta-feira

A capital alagoana terá de volta o Procon Maceió. O órgão municipal de defesa do consumidor inicia o atendimento ao público na próxima sexta-feira (05), a partir das 8h, na Praça Sinimbu, 141, no Centro da cidade. No local, uma equipe treinada receberá as demandas da população e vai autuar as empresas que desrespeitarem os direitos dos consumidores.

Segundo Leandro Almeida, diretor do órgão municipal, as regras do direito do consumidor nacional já preveem a municipalização dos Procons. “Essa é uma tendência nacional de política de defesa do consumidor, pois existe um estímulo legal para isso. Em Alagoas não é diferente. Com base nesse fundamento jurídico e observando às necessidades de Maceió, uma capital que vem crescendo cada vez mais, o prefeito Rui Palmeira decidiu reativar um órgão que tem uma força muito grande. O Procon é uma organização muito respeitada, tanto pelas empresas como pelo consumidor”, disse.

Ainda de acordo Leandro Almeida, o Procon Maceió não está restrito a uma demanda exclusiva. “Apesar de nossa competência ser municipal, atuamos em relação a qualquer empresa, mesmo aquelas com sede fora da capital”, destacou o diretor do órgão municipal.

Procon Maceió nas ruas

Já nesta sexta-feira, uma ação itinerante vai atender a população no calçadão do comércio. “O mesmo atendimento realizado na nossa sede, será ofertado, todas às sextas de maio, no calçadão do comércio. Assim o cidadão pode se aproximar do órgão e buscar seus direitos”, destacou o diretor do órgão municipal.

As demandas mais comuns dos Procons são o superindividamento com instituições financeiras, problemas com planos de saúde e telefonia. “Esses três seguimentos são os mais vigiados e o Procon Maceió vai autuar e atuar nas irregularidades que encontrar. No caso do superindividamento, aturaremos não só para mediar o consumidor em relação a dívidas, mas educar o cidadão ao consumo consciente”, disse.

Nesse primeiro momento, o Procon Maceió fará o serviço de atendimento e de apuração das denúncias, preparando os ficais para atuar de forma oficiosa, executando fiscalização, independente de denúncia, para saber se está havendo cumprimento das obrigações dos fornecedores.

Para atender os maceioenses, o órgão municipal conta com uma equipe multidisciplinar. São advogados, pessoas que já atuaram na área de defesa do consumidor e assistentes sociais. De acordo com Leandro Almeida, essa mescla garante outros olhares em prol da finalidade maior do órgão, que é ma defesa do consumidor.

Canais de atendimento

O Procon Maceió está localizado na Praça Sinimbu, 141, no Centro. O consumidor também pode fazer sua solicitação por meio dos seguintes canais de atendimento: por telefone, no 3315-3702; ou no email atendimentoproconmaceio@gmail.com.


Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate