Governo vai apoiar pequenos produtores de cana que perderam safra

Governo vai apoiar pequenos produtores de cana que perderam safra

O governo do Estado anunciou que vai ajudar os milhares de pequenos produtores de cana-de-açúcar que perderam parte e mesmo a totalidade da safra por causa da pior estiagem dos últimos tempos. Na última quinta-feira (27), em reunião com a direção da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), o governador Renan Filho firmou compromisso em ajudar esses agricultores a recuperar e renovar seus canaviais. O auxílio será feito por meio de convênio para distribuir adubos e fornecer equipamentos para enfrentamento da crise causada pela seca.

Dos cerca de 7 mil fornecedores de cana alagoanos, 90% são pequenos agricultores que dependem da cultura para sua subsistência. O governador ressaltou a relevância da agricultura na geração de empregos e o papel de políticas públicas permanentes para assistir principalmente o pequeno produtor.

“O Estado vai contribuir. Recebemos as propostas da Asplana e vamos encaminhá-las nesse momento de dificuldade. Vamos trabalhar fazendo nossa parte, são cerca de sete mil produtores que precisam de colaboração e que vão receber ajuda do Estado. Penso que qualquer auxílio para o produtor de cana tem que ser para o pequeno. Quem é grande precisa de outro tipo de ajuda, não essa. O governo agora vai ajudar o pequenininho”, disse, durante a reunião.

O governador prometeu dar celeridade à elaboração dos convênios e ressaltou a atenção permanente do Estado aos pequenos agricultores. “A Emater vem cumprindo seu papel na assistência técnica, a Desenvolve com o fornecimento de crédito agrícola e a Seagri com ações de fortalecimento e diversificação da produção em programas como a distribuição de sementes. Além disso, temos enfrentado a seca ao lado do produtor, levando água para os locais mais afetados com a perfuração de poços, o avanço do Canal do Sertão também inclui regiões que antes não tinham condição de produzir, de forma que isso tudo junto viabiliza as condições para que o pequeno produtor cumpra seu papel”, afirmou.

O presidente da Asplana, Edgar Filho, afirmou que a situação é muito complicada e que a entidade está buscando soluções em todos os setores, como a retomada da subvenção da cana, que já foi discutida em reunião com o senador Renan Calheiros.

“Estamos muito satisfeitos e gratos com essa atenção do governo do Estado. Vamos caminhar para oficializar o mais rápido possível esses convênios para atender o produtor de cana. É importante salientar que 90% desses 7 mil agricultores em todo o estado são pequenos, dependem da cana para sua subsistência. Essas as ações firmadas aqui vão beneficiar o pequeno. Saio muito otimista do encontro com o governador. Essa parceria para ajudar o pequeno produtor”, observou.

Durante a reunião, o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, disse aos membros da associação que os esforços do governo em diversificar a agricultura não diminuem a importância que a cultura da cana tem dentro das políticas públicas desta gestão. “A cana é muito importante para a economia do estado. Vamos apoiar o pequeno produtor do setor sucroalcooleiro, assim como já apoiamos os outros segmentos”, concluiu.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate