IMA divulga relatório de balneabilidade de praias

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga, nessa sexta-feira (28), o relatório que apresenta as condições de banho em 63 trechos localizados na costa alagoana. No total, há 12 pontos impróprios, enquanto 51 estão considerados próprios para banho.

As coletas foram realizadas nos dias 24 e 25 de abril. No Litoral Sul, dos 21 trechos monitorados, três estão impróprios: dois no Rio Niquim e um no Rio São Francisco. Entre as praias próprias, há Pontal do Coruripe, Duas Barras, Gunga, Feliz Deserto e Piaçabuçu.

Em Maceió, entre os bairros do Pontal e Ipioca são acompanhados outros 20 trechos, seis deles estão considerados impróprios e estão localizados na Praia da Avenida, Jatiuca, Cruz das Almas e na foz do Rio Pratagy. As praias de Guaxuma, Garça Torta e Ipioca estão entre as mais indicadas para banho.

Já no Litoral Norte, dos 22 pontos onde são feitas as coletas, entre os municípios de Paripueira e Maragogi, apenas três trechos estão classificados como impróprios: Rio Tatumunha e fozes dos rios Salgado e Persinunga, em Maragogi.

O documento é produzido com base no que determina a resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), considerando os índices encontrados da bactéria Escherichia coli (E. coli), presente no trato intestinal dos animais de sangue quente.

Para a E.coli, a resolução considera praias próprias para banho quando em 80% do conjunto de amostras, colhidas no mesmo no local, não exceder o limite de 800 NMP (Número Mais Provável) em cada 100mL de água.

Fonte: Agência Alagoas

Descrição do autor

Redação

Ainda não há comentários.

Participe da conversa