Farmácia Cidadã Estadual atende 600 pessoas por mês em Maceió

Farmácia Cidadã Estadual atende 600 pessoas por mês em Maceió

Criado para atender os pacientes que possuem alguma dificuldade de locomoção, a exemplo de idosos, acamados e cadeirantes, o Programa Farmácia Cidadã assegura a entrega dos medicamentos na residência dos usuários. Por meio dele, 600 alagoanos são atendidos mensalmente por uma unidade móvel, que faz a entrega em domicílio.

Para isso, uma equipe multidisciplinar, formada por um farmacêutico, assistente social e motoboy, atende os pacientes contemplados pelo serviço. Os técnicos realizam visitas periódicas aos usuários, fazendo aconselhamentos sobre a importância de seguir o tratamento à risca, para evitar complicações.

“Nós fazemos cerca de 300 visitas por mês. Quando vamos até a casa dos pacientes, também observamos se eles estão tomando os medicamentos na dosagem e horário correto”, explicou a assessora técnica da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Sybelle Lima.

Acesso

Para ter acesso ao Farmácia Cidadã, o usuário já deve ser cadastrado no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). Caso ele seja idoso, acamado e cadeirante, pode fazer a adesão ao Programa Estadual.

“Para isso, o paciente ou um parente dele deve ir até o Ceaf para fazer a solicitação. Ele deve portar os exames e as indicações dos médicos. A cada três meses, será realizada a renovação dos pedidos”, explicou.

Inovador

De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Rogério Barboza, o Farmácia Cidadã é um programa inovador da Sesau. “Nós atendemos 600 pacientes que não têm condições de se locomover até o Ceaf e recebem os medicamentos em suas residências. Isso facilita a vida dos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate