Alagoas vai sediar encontro regional de Agroecologia do Nordeste

Alagoas vai sediar encontro regional de Agroecologia do Nordeste

Alagoas sediará o 16º Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste, com o tema “Na rota do Velho Chico: A Agroecologia e os Movimentos Sociais na luta contra as opressões no Campo e na Academia”. O evento ocorrerá entre os dias 28 de abril e 1º de maio, no Centro de Ciências Agrárias (CECA/Ufal).

O objetivo é debater sobre a disseminação da agroecologia como modelo de sociedade, pensando na produção de alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos, a não utilização dos transgênicos, a valorização e fixação do homem no campo, respeito à diversidade e à cultura.

Cerca de 50 palestrantes estarão participando do encontro, entre eles estão: Sebastião Pinheiro do Rio Grande do Sul, engenheiro agrônomo e engenheiro florestal; Maciel Oliveira, vice- presidente do Comitê da Baca Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); Flávio Duarte, representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA); dona Rita, agricultora e representante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).

O evento terá como público-alvo estudantes, professores, agricultores, pescadores e profissionais da área.

Segundo Elenilton Lessa, estudante de agronomia (CECA/Ufal) e um dos organizadores do evento, o tema surgiu a partir da observação da relação do Estado com o Rio São Francisco, quanto ao assoreamento e a transposição do rio, a luta diária dos movimentos sociais pela reforma agrária, as opressões sofridas pelo homem e mulher do campo, e situações vivenciadas diariamente na academia.

O encontro regional recebe o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Universidade Federal de Alagoas (CECA/Ufal), Instituto Terra Viva (ITVIVA) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).

As inscrições poderão ser realizadas no site do evento: https://www.xviera.com.br/programacao


Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate