Servidor alagoano pode consultar informações no Guia de Serviços

Desde que foi lançado, o Guia de Serviços do Governo de Alagoas tem facilitado a vida de milhares de alagoanos que precisam das informações acerca dos serviços governamentais prestados pelo Estado. Apesar de ser direcionado, principalmente, para aqueles que estão fora da estrutura da administração pública, a plataforma tem agradado, inclusive, aos servidores públicos.

Que o diga a relações públicas e servidora Rose Damas. Segundo ela, a experiência com o Guia de Serviços tem sido satisfatória de modo geral. Ela conta que além de atender a necessidade do cidadão alagoano, a ferramenta também tem dado muito apoio àqueles que compõem o próprio governo.

“O guia veio para atender às necessidades desse novo servidor público e do novo cidadão alagoano como um todo, que está sempre conectado. A plataforma é contemporânea e representa o que a gente sempre sonhou para o serviço público”, pontua a servidora.

Desenvolvido pelo Governo do Estado sob coordenação da Seplag, a plataforma foi organizada para cinco tipos de público-alvo: cidadão, empresa, servidor público, setor público e produtor rural. Para cada um deles os serviços foram classificados de acordo com o tema (exemplos: educação e meio ambiente).

“Sou servidora desde 2005 e noto que, de lá para cá, evoluímos muito. Quando entramos no funcionalismo, por exemplo, ficamos um pouco perdidos sobre quem procurar, aonde ir, e mesmo com a ajuda dos profissionais de Valorização de Pessoas, sempre tem um documento ou outro que a gente não sabe direito aonde ir para solicitar. O Guia veio para trazer muito mais facilidade a todos nós”, completa Rose.

A ideia do Guia de Serviços é facilitar o acesso a informações sobre os serviços de governo mais utilizados pela população, além de funcionar como um catálogo de consulta, que possui dados como taxas, documentos necessários, modelo de prestação (online ou presencial) e endereços dos órgãos responsáveis pelos serviços.

Voltado para o servidor

No Guia, os servidores poderão contar com informações sobre procedimentos de serviços como licença para tratamento de saúde e auxílio-doença, licença por motivo de doença em pessoa da família, licença à gestante no caso de nascimento prematuro, licença à adotante para fins de adoção legal, além de informes sobre a criação e alteração de senhas para o portal do servidor e obtenção da Ficha Financeira.

“Entendemos que a plataforma contribui com os três pilares do governo Renan Filho. Além de contribuir com a maior disponibilidade de informações atualizadas sobre os serviços oferecidos pelo governo, o Guia ainda faz com que o cidadão consiga ter maior clareza sobre como os serviços governamentais são ofertados. E o servidor agora pode contar com mais essa facilidade”, ressalta o secretário titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos.

Para ter acesso a plataforma, basta acessar o endereço eletrônico no www.servicos.al.gov.br e conferir os dados do portal. Além de consultar o Guia no computador, qualquer pessoa que tenha um celular com internet também poderá consultar as informações dos serviços com um simples toque.

Agência Alagoas

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Redação

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