IMA capacita técnicos de municípios alagoanos para uso de sistema do CAR

IMA capacita técnicos de municípios alagoanos para uso de sistema do CAR

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) devem realizar uma capacitação nos próximos meses, voltada para o uso de sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O público-alvo são os técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente do Estado, com a finalidade de ampliar o número de propriedades rurais cadastradas no sistema.

A equipe esteve em Quebrangulo este mês para capacitar técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura do município. Na ocasião, foi realizado um cadastro no sistema e a capacitação contou com a participação da secretária da pasta e engenheira agrônoma Valdelane Tenório, além do prefeito Marcelo Lima.

Segundo Luise Andrade, engenheira florestal e consultora ambiental do IMA, os benefícios garantidos aos proprietários que fizeram o cadastro no prazo previsto atenderão aos casos em que há passivos ambientais. “Ou seja, as multas serão convertidas em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente”, explica.

Ainda de acordo com ela, aqueles que estiverem sem o CAR terão restrições de linhas de crédito federal ou programas de fomento oferecidos tanto pelo governo federal, quanto pelo estadual. A consultora também adverte que, além de as instituições financeiras não poderem conceder crédito agrícola aos agricultores que não tiverem cadastrados, o CAR é condição obrigatória para a adesão do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

CAR

O CAR é um registro eletrônico obrigatório feito a partir de imagens georreferenciadas. Instituído com o Código Florestal, deverá indicar a situação ambiental de todas as propriedades rurais, com a reunião de informações sobre as APPs, reserva legal, remanescentes de vegetação nativa e áreas consolidadas.

O prazo para o cadastro no sistema vence no dia 31 de dezembro de 2017 e os proprietários rurais que não tiverem inscrito suas áreas no SiCAR, pelo endereço www.car.gov.br, poderão sofrer restrições junto às instituições financeiras de crédito rural.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate