Plataforma com serviços oferecidos pelo Governo do Estado facilita a vida dos alagoanos

Plataforma com serviços oferecidos pelo Governo do Estado facilita a vida dos alagoanos

O Guia de Serviços do Estado foi idealizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão e Patrimonio (Seplag) para facilitar o acesso a informações sobre os serviços de Governo mais utilizados pela população. Ele funciona como um catálogo de consulta, que possui dados como taxas, documentos necessários, modelo de prestação (on-line ou presencial) e endereços dos órgãos responsáveis pelos serviços.

“A plataforma contribui com os três pilares do governo Renan Filho. Além de contribuir com a maior disponibilidade de informações atualizadas sobre os serviços oferecidos pelo Governo, o Guia ainda faz com que o cidadão consiga ter maior clareza sobre como os serviços governamentais são ofertados”, explica o secretário titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos.

Desenvolvido pelo Governo do Estado sob coordenação da Seplag, a plataforma foi organizada para cinco tipos de público-alvo: cidadão, empresa, servidor público, setor público e produtor rural. Para cada um deles os serviços foram classificados de acordo com o tema (exemplos: educação e meio ambiente).

E todo esse trabalho não é feito unicamente por uma pasta. Com o pensamento de integrar e aproximar cada vez mais os órgãos que compõe o poder Executivo local, o Governo de Alagoas tem capacitado seus técnicos para enriquecer ainda mais o Guia de Serviços. Um bom exemplo disso são as constantes capacitações ministradas pela equipe da Seplag.

“O Guia de Serviços é uma importante ferramenta para o cidadão alagoano encontrar tudo aquilo que ele precisa na forma de serviços públicos. Desde uma segunda via de conta d’água ou mesmo agendar uma visita a um órgão ou obra pública, o cidadão alagoano agora pode, de forma muito mais conectada, dialogar diretamente com a gestão pública e acessar o governo com muito mais facilidade e transparência”, afirma o secretário titular de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana.

Informações

Na plataforma, já estão disponíveis informações referentes aos mais de 100 principais serviços governamentais, a exemplo dos procedimentos existentes para que os contribuintes tenham acesso ao parcelamento do IPVA, assim como, a retirada dos créditos obtidos pela Nota Fiscal Cidadã e informações sobre documentos de identidades e afins.

“A modernização das secretarias e dos demais órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado de Alagoas, com o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação também é uma das prioridades da atual gestão. O Guia só vem para fomentar ainda mais isso. É essencial que o Governo esteja integrado e que a população possa encarar essa plataforma como um caminho rápido para se obter o que lhe é de direito”, ressalta o titular da Seplag, Fabrício Marques Santos

Para ter acesso a plataforma, basta acessar o endereço eletrônico no www.servicos.al.gov.br e conferir os dados do portal. Além de consultar o Guia no computador, qualquer pessoa que tenha um celular com internet também poderá consultar as informações dos serviços com um simples toque.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate