Governo estimula presença dos municípios alagoanos no Mapa do Turismo Brasileiro

Governo estimula presença dos municípios alagoanos no Mapa do Turismo Brasileiro

Para esclarecer possíveis dúvidas dos gestores municipais e aumentar a presença dos municípios de Alagoas no Mapa do Turismo Brasileiro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, participou de uma reunião com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nesta segunda-feira (27). O instrumento – que se encontra em sua 6ª atualização – funciona como base de orientação para o Ministério do Turismo (Mtur) no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a estruturação e promoção do segmento.

Atualmente, Alagoas possui 28 municípios presentes no Mapa do Turismo, ou seja, o MTur reconhece que 28 cidades adotam o turismo como um dos principais fatores para desenvolver a economia local, o que otimiza o repasse de recursos federais e investimentos em projetos.

Na ocasião, o secretário Helder Lima destacou a importância de os gestores municipais apresentarem suas principais demandas, ressaltando as ações do Governo do Estado que potencializam o turismo nas regiões, como o trabalho de sinalização turística.

“Com um mapa que apresente de forma fiel a oferta turística de Alagoas, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados em parceria com o Governo Federal. Nesse sentido, é importante que os prefeitos e secretários de Turismo estejam atentos às demandas de seus territórios para que, à quatro mãos, realizemos um trabalho sério que fomente as potencialidades turísticas de cada município”, ressaltou Helder Lima.

O secretário comunicou, ainda, que está sendo desenvolvido, em parceria com a AMA, um banco de projetos para que o Governo do Estado tenha acesso às ideias de execução simples, como reformas nas orlas municipais, construções, dentre outros.

Os gestores aproveitaram o encontro para esclarecer detalhes sobre a 6ª edição do Mapa do Turismo Brasileiro. Durante a reunião, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) receberam a documentação dos municípios necessária para a inscrição. O período para cadastro de documentos no sistema para inserção no Mapa do Turismo é até 31 maio deste ano.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate