Joãozinho confirma: família Pereira vai trocar PSDB pelo PMDB

Joãozinho confirma: família Pereira vai trocar PSDB pelo PMDB

Uma das mais tradicionais e influentes famílias da política de Alagoas, os Pereiras estão de “mudança”. No próximo dia 24 os prefeitos de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira, e de Campo Alegre, Pauline Pereira, ambos filiados atualmente ao PSDB vão assinar a ficha de filiação ao PMDB.

O secretário estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, o ex-prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, atualmente no DEM, também vai se filiar ao PMDB, seguindo os passos da deputada estadual Jó Pereira, eleita pelo DEM, que já está filiada ao partido desde março de 2016.

O prefeito Joãozinho Pereira, líder político da família, decidiu mudar em bloco para o PMDB após conversar, nesta quinta-feira pela manhã, no Palácio dos Palmares, com Renan Filho: “estamos juntos com o governador e não faz sentido ficar em partidos diferentes, por isso decidimos nos filiar todos ao PMDB”, explica.

Passo a passo

A mudança da família Pereira para o PMDB é parte de um processo iniciado antes mesmo das eleições de 2014, quando houve uma aproximação entre Joãozinho e Renan Filho. Em dado momento das articulações, antes das convenções, foi costurada uma chapa majoritária que teria o atual governador na cabeça e o atual prefeito de Teotônio Vilela como vice. A composição esbarrou na manutenção da candidatura de Benedito de Lira, que tem laços de sangue com a família Pereira, ao governo.

Depois de eleito, o governador Renan Filho voltou a se reaproximar dos Pereira. A aliança ganhou força em 2016, com articulações que ajudaram a unificar as bases dos dois lados em vários municípios. No começo deste ano, o ex-prefeito de Junqueiro assumiu a Seades. A aliança avança, agora, para a formação do palanque em 2018.

Tem mais

Outros prefeitos devem seguir no mesmo rumo e anunciar a filiação ao PMDB ou a outro partido da base do governo de Renan Filho até o final deste mês. Somente do PSDB devem sair para o partido do governador entre 7 e 9 prefeitos. Depois revelo mais nomes.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate