Secretaria de Justiça do Piauí destaca modelo prisional de AL

Secretaria de Justiça do Piauí destaca modelo prisional de AL

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) continua recebendo visibilidade nacional devido aos investimentos na gestão penitenciária. Uma comitiva formada por representantes da Secretaria de Justiça do Piauí conheceu três unidades prisionais diferenciadas pela estrutura diferenciada na segunda-feira (20).

No último final de semana, a Seris recebeu, também, uma comitiva com membros da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) do Tocantins. Os visitantes conheceram diversas unidades do complexo prisional de Maceió e o Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano.

Nesta gestão, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social já recebeu oito comitivas de outras unidades federativas, todas interessadas em conhecer as práticas de excelência adotadas pela Ressocialização.

O Presídio de Segurança Máxima, a Penitenciária de Segurança Máxima e o Presídio Feminino Santa Luzia são unidades cujo método de construção é o Sistema Construtivo Penitenciário (Siscopen), composto por celas pré-fabricadas construídas com materiais mais resistentes que os utilizados nas edificações convencionais. Entre as principais vantagens do método estão a economia e a praticidade operacional.

Esse diferencial é que chamou a atenção do diretor de Unidade de Administração Penitenciária, Enemesio Lima. O gestor explica que com a visita buscam conhecer o sistema de construção e os benefícios do método construtivo.

“Nós temos interesse em fazer alguns presídios com essa estrutura física lá [Piauí], por isso viemos conhecer de perto e ver se é viável para nossa realidade. Nos presídios que passamos vimos uma estrutura muito boa, os riscos que o agente penitenciário tem nessas penitenciárias é bem diminuído e isso muito nos interessa”, afirmou.

Durante a visita, o diretor-adjunto, Leandro Oliveira, mostrou-se impressionado com o investimento do Governo do Estado no sistema prisional. “Está sendo muito interessante para a gente, pois estamos podendo ver na prática como funciona esse sistema de presídio. É a primeira vez que estou vindo aqui, estou gostando bastante e com certeza tem tudo para ser um sistema de referência em todo Brasil”, disse Oliveira.

Os gestores destacaram, também, o trabalho desenvolvido pela Seris, afirmando levar a experiência como exemplo para novas diretrizes e novos investimentos semelhante aos feitos em Alagoas.

“A secretaria está de parabéns, pois está conseguindo alinhar o essencial para o interno que é a segurança e assistência como um todo. É muito interessante para a gente conhecer esse trabalho e ter novas diretrizes”, concluiu o diretor-adjunto.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate