Governo potencializa investimentos a pequenos agricultores no Sertão contra crise

Governo potencializa investimentos a pequenos agricultores no Sertão contra crise

Agricultores e comerciantes do município de Olho D’ Água das Flores, município localizado no sertão de Alagoas, foram beneficiados com repasse de R$ 150 mil para investimentos na qualidade de vida no campo. A ação de fomento é do Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), que tem ajudado pequenos municípios do interior, especialmente do Sertão, para que os trabalhadores enfrentem a crise econômica por que passa o país atualmente.

A liberação dos recursos ocorreu na quarta-feira (15) e beneficiou a 44 agricultores e comerciantes da região.

Os recursos serão investidos, segundo os beneficiários, na compra de animais, sementes para plantio, mercadorias e na melhoria de seus pequenos negócios que mantêm vivo o comércio local.

Um exemplo sobre quem poderá usufruir do benefício é dona Maria Hosana dos Santos, moradora de Olho D’Água das Flores, que pretende aumentar sua renda e melhorar a qualidade de vida da sua família.

Segundo ela, as duas bancas em que comercializa frutas e verduras de domingo a domingo são decisivas para o sustento dos filhos, para a compra de alimento, roupa e o pagamento das contas mensais. Maria Hosana disse nunca ter tido medo de trabalhar. Seu medo sempre foi a falta de oportunidade para garantir seu sustento. “Parece pouco o que está acontecendo aqui, mas para nós que vivemos essa realidade é a mão amiga que nunca nos foi estendida”, mencionou a feirante.

Esse não é um caso isolado. Outros tantos se acumulam pelo município que, somente do ano passado para cá, recebeu do Estado por meio da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve, quase R$ 1 milhão em recursos transferidos diretamente aos pequenos agricultores, criadores e comerciantes, ou através de cooperativas da região que os aglutinam.

Benefícios

A diferença para o crescimento exponencial em liberações promovidas pela Desenvolve reside na forma sem burocracia de levar crédito e, consequentemente, oportunidade para pessoas simples do interior manterem seus negócios ativos e gerando renda. Taxas diferenciadas, linhas que se adaptam a todas os formatos de negócios, com atenção àqueles de menor tamanho e uma equipe que procura estar presente onde o agricultor, o comerciante e o prestador de serviços necessitam.

“Procuramos pensar nas necessidades dessas pessoas como se estivéssemos no lugar delas. É dessa forma que o governador Renan Filho nos incentiva a trabalhar, com foco nas pessoas, no que pode melhorar a vida delas”, aponta Rafael Brito, presidente da Desenvolve, que ainda conversou pessoalmente com os beneficiários presentes ao evento na quarta-feira.

Além da transferência do recurso, o evento realizado no Clube Municipal Industrial Luiz Vieira dos Anjos contou com outras ações de fortalecimento econômico, como a doação de 10 barracas a feirantes do município que sequer tinham um local apropriado para trabalhar. Esses feirantes integram a Associação de Agricultura Familiar de Olho D’Água das Flores (Agrifo), Associação Nossa Senhora de Fátima e a Associação Santo Antônio de Pádua.

A assinatura de um termo de parceria entre a Desenvolve e a prefeitura também ajudará na criação de um ponto de atendimento e treinamento de um agente de crédito para trabalhar de forma fixa na cidade para atender outras demandas de crédito.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate