Entressafra longa preocupa trabalhadores canavieiros

Entressafra longa preocupa trabalhadores canavieiros

Com a safra 16/17 entrando na reta final e com seis usinas já tendo finalizado o ciclo, a Secretaria de Assalariados Rurais da Fetag-AL estima que 70% dos mais de 50 mil trabalhadores rurais canavieiros sejam demitidos neste mês de fevereiro.

De acordo com Cícero Domingos, secretário de Assalariados, apenas um grupo pequeno de trabalhadores deverá preservar o emprego durante a entressafra.

Segundo ele, outro agravante está na redução do valor pago pela rescisão contratual. “Com uma safra pequena, o rescisão fica menor e os trabalhadores terão pela frente um período de entressafra maior sem ter onde trabalhar”, alertou Cícero Domingos.

“Pedimos ao governo que olhe para os trabalhadores que precisam de uma ação pública para superar esse período de entressafra. Até para quem recebia o seguro desemprego, com apenas quatro meses de atividade comprovada, não conseguem receber o benefício. Ficarão sem nada mesmo”, alertou Domingos.

De acordo com o secretário da Fetag-AL, o número de trabalhadores que migravam na entressafra para outros Estados canavieiros, também registrou uma redução. “Por conta da mecanização nestas localidades a oferta de emprego teve queda e estes trabalhadores não têm para onde ir”, finalizou.

_

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate