Semarh contempla mais de 30 famílias com recuperação de nascentes

Semarh contempla mais de 30 famílias com recuperação de nascentes

Em mais uma ação do Dia D do Governo Presente, na manhã da terça-feira (14), no município de São José da Laje, a política desenvolvida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) novamente transformou a realidade das famílias que residem no assentamento Caldeirões, distante nove quilômetros do centro da cidade que sofre com os efeitos da estiagem no estado.

Mais duas nascentes foram recuperadas e com uma vazão de 1.800 litros por hora, mais de 30 famílias recebem água canalizada em suas casas e em fácil acesso devido ao armazenamento em caixas d’ água.

Um dos beneficiados com água limpa e apta ao consumo humano, o agricultor Josenildo Francisco de Oliveira (54) ressalta que a revitalização das nascentes chegou em um momento importante é decorrência do período seco que afeta a produção de alimentos.

“Com a água encanada diretamente para as nossas casas, as famílias podem cozinhar e beber com mais facilidade. No campo, onde vem a nossa fonte de renda, também teremos a oportunidade de usar a água para o plantio. A seca tem nos gerado problemas, porém temos água das nascentes que pode ser consumida de forma diária e responsável”, avalia o agricultor.

Agora, Josenildo Oliveira está na expectativa de retornar à produtividade para brevemente colher batata, macaxeira, feijão de corda, inhame e até uma variedade de verduras.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres, deu destaque às ações que ampliam o acesso à água por meio do Programa de Recuperação de Nascentes. Para o titular da pasta, a prioridade é manter a população com o consumo regular de um líquido preponderante ao seu desenvolvimento social e econômico.

“São mais de 90 nascentes recuperadas em Alagoas em todas as regiões. Conseguir levar água encanada para moradores que estão distantes do centro da cidade é fundamental porque estamos priorizando o que determina a lei ao direcionar o uso da água para abastecimento humano”, informou o secretário Alexandre Ayres.

Além do benefício direto às famílias, as nascentes também contribuem com o abastecimento de duas escolas localizadas na região. O técnico da Semarh e executor do programa, Adolfo Barbosa lembra que ao efetivar os trabalhos de recuperação, é preciso avaliar as necessidades e colocar em prática uma distribuição de água ampla.

Participaram da entrega das nascentes nesta terça-feira em São José da Laje, a Semarh, Gabinete Civil, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Câmara de Vereadores.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate