RF e JHC: diálogo no “campo institucional” pode evoluir para a política

RF e JHC: diálogo no “campo institucional” pode evoluir para a política

O governador confirmou, nessa segunda-feira, 13, a indicação do deputado federal Cícero Almeida (PMDB) para a Secretaria dos Esportes, Lazer e Juventude – como foi antecipado aqui.

A reforma administrativa, reforça Renan Filho, sem sido norteada pelas conversas com a bancada federal de Alagoas. Outra mudança confirmada é a indicação de Arthur Albuquerque (irmão do deputado federal Nivaldo Albuquerque e filho de Antônio Albuquerque) pra a Secretaria do Trabalho.

Mesmo tendo a maioria (2 senadores e cinco deputados federais) da bancada federal na base de apoio ao seu governo,  o governador avisou que pretende ampliar o arco de alianças.

Além de manter uma diálogo permanente com o PDT de Ronaldo Lessa, Renan Filho sinalizou, durante conversa com jornalistas, que gostaria de ter o deputado federal JHC (PSB/AL) como aliado e, se possível, participando de seu governo: “O JHC tem um perfil novo, moderno, pode colaborar com o governo. Eu acho que quem puder ajudar dessa união de propostas, a gente tem sempre que ouvir. Eu utilizo esse exercício para governar. Estarei sempre aberto para discutir problemas”, aponta.

E JCH, o que diz? Por telefone, o deputado, que está fora do Brasil em missão parlamentar, reagiu bem as declarações do governador: “estou pronto para ajudar Alagoas. Já disse e repito que estou pronto para ajudar o estado e não vejo dificuldades em manter uma relação institucional com o governador”, afirma.

Quanto a participar ou não do governo, JHC acredita que é algo para ser pensado, em outro momento: “eu vou ajudar Alagoas como deputado federal e presidente do PSB, independente de cargos no governo. Isso não impede conversas sobre política, que devem ser feitas no momento apropriado”, aponta.

A relação no campo institucional já estabelecida, pode evoluir, admite um importante interlocutor do governo, para o campo político: “é fundamental contar o trabalho do deputado em favor dos interesses de Alagoas. Mas quero ressaltar que o JHC é um bom quadro e é claro que o governador deverá conversar com ele, além dos assuntos de interesses do nosso Estado, da questão política, no momento apropriado” .

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate