RF só fará novas mudanças em secretarias se for para “ampliar” base do governo

RF só fará novas mudanças em secretarias se for para “ampliar” base do governo

A reforma administrativa promovida pelo governador Renan Filho, após as eleições municipais de 2016, foi menor do que o esperado – ao menos até agora.

As mudanças foram registradas, desde dezembro, em apenas quatro secretarias: Seprev, Seades, Seplag e Saúde. A “novidade” foi a entrada da família Pereira no primeiro escalão do governo. Fernando Pereira, filiado ao DEM, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Na Secretaria de Prevenção à Violência, a troca foi feita dentro da cota do deputado federal Givaldo Carimbão – saiu Jardel Aderico e entrou Esvalda Bittencourt.

Na Saúde, a mudança na semana passada, a mudança foi dentro da cota pessoal de Renan Filho. Saiu Rosângela Wyszomirska e entrou Christian Teixeira, que era do Planejamento e Gestão. Em seu lugar, outra mudança “técnica”, com a nomeação de Fabrício Santos – que era secretário Especial da Receita.

Duas outras pastas podem sofrer mudanças: Trabalho e Ciência e Tecnologia. Mas neste caso, anote, o governador decidiu que só fará mudanças se for para ampliar a base do governo.

Em outras palavras, estas pastas vão para a “cota política”, seja agora ou mais à frente.

Renan Filho, como se sabe, trabalha para ampliar sua base e quer trazer outros partidos para seu grupo. Entre as alternativas estão o PDT de Ronaldo Lessa e o PSB de JHC. Mas o governador também tem conversado com outros partidos e deve anunciar, ainda esta semana aliança com uma nova legenda.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate