CPLA apresenta novo modelo de melhoramento genético em Batalha​

CPLA apresenta novo modelo de melhoramento genético em Batalha​

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) reuniu cerca de 100 pequenos produtores no município de Batalha ​no último dia 31, para apresentar o novo sistema de cu ​steio​ do Programa de Melhoramento Genético em Alagoas, realizado através da parceria do Governo do Estado, com o Sebrae/AL e a In Vitro Brasil.

Durante o encontro o coordenador do projeto em Alagoas ​e técnico da In Vitro, Mateus Guarnieri, explicou que a partir de agora o produtor irá precisar arcar com apenas 20% d​o valor total para adquirir uma​​​​​​ prenhez ​ dentro do programa​ , onde o valor restante é subsidiado pelo Sebrae/AL. No ano passado, a proposta de contrapartida era de 40%.

“Esse material genético, por prenhez, sai no mercado hoje no valor de R$ 1.380,00. Através do projeto o produtor poderá ter um material de qualidade em sua propriedade investindo apenas R$ 276,00. Ele ainda ​vai receber assistência técnica desde da preparação animal para inseminação até a finalização”, apontou Guarnieri.

Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a redução para 20% é ​a ​ democratização da genética de qualidade em Alagoas. “Agora o produtor vai ter acesso a essa tecnologia que garante a produtividade e muda a realidade do setor no estado​. Porque não adiant ​a​ você ​produzir ​ apenas ​cinco​ litros de leite por dia ​,​ o produtor tem que ter animais com ​produção de ​12 ​ a ​ 15 litros diários. E essa tecnologia garante isso”, apontou Monteiro.

O encontro foi um oferecimento da CPLA, em parceria com o Governo de Alagoas, através da Secret ​a​ ria de Agricultura, e o Sebrae/AL.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate