Ronaldo Lessa desiste de indicar secretário no governo de Renan Filho

Ronaldo Lessa desiste de indicar secretário no governo de Renan Filho

Nos últimos meses o presidente do PDT em Alagoas teve vários encontros com o governador Renan Filho. As especulações era de que ele poderia voltar para a base do governo, indicando um nome para a equipe do primeiro escalão. Era. Ronaldo Lessa vai ficar onde está – do lado de Rui Palmeira – ao menos por enquanto.

Deputado federal do PDT, o ex-governador de Alagoas diz que continua mantendo uma relação de proximidade com Renan Filho, mas não vai participar agora do governo: “mais a frente voltamos a nos falar. Por enquanto, vamos deixar como está”, diz Lessa.

Lessa (vale lembrar) deixou o governo de Renan Filho no começo de 2016, numa medida “pedagógica” que envolvia seu apoio à reeleição de Rui Palmeira.

Os dois marcharam juntos em 2014 e desafinaram na política em 2016, mas continuam mantendo um canal de diálogo, especialmente na esfera institucional, deixando as portas abertas para 2018.

Mesmo tendo deixado o governo (o PDT tinha na sua cota a Secretaria do Trabalho), Ronaldo disse que sempre esteve próximo do governador: “temos conversado constantemente acerca das questões do estado e vamos continuar falando sobre isso. Quanto a política, acho que fica para se definir mais à frente”, pondera.

No prelo

Outros deputados federais que andaram conversando com o governador Renan Filho também jogaram para mais a frente a possibilidade de aliança política. É o caso de JHC (PSB) e do ministro Maurício Quintella (Transportes). Quintella, mais próximos de Renan do que o deputado socialista, não descarta alianças para 2018, mas por enquanto continua fora do governo do Estado e com os dois pés na prefeitura de Maceió.

A base de Renan Filho na bancada federal segue ainda no ritmo de reconstrução. O governador tem entre seus aliados o deputado federal e ministro Marx Beltrão (PMDB), o deputado federal Cícero Almeida (PMDB) e Givaldo Carimbão, além dos suplentes (no exercício do mandato) Rosinha da Adefal e Nivaldo Albuquerque. Seguem como independentes ou na oposição Paulão, Pedro Vilela, JHC, Arthur Lira, Maurício Quintella e Ronaldo Lessa. Noo Senado, a aliança está estabelecida com Renan Calheiros e Fernando Collor e Benedito de Lira segue na oposição.

O governador trabalha para ampliar, até 2018, a base do governo na bancada federal. Não é tarefa fácil. Mas além de Ronaldo Lessa, seu grupo tem se reaproximado de Paulão e Lessa e buscado uma aproximação com JHC e Maurício Quintella.

 (Edivaldo Junior)

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate