Exclusivo: RF anuncia concurso com mil vagas em AL

Exclusivo: RF anuncia concurso com mil vagas em AL

O governador Renan Filho (PMDB) confirmou, durante entrevista à imprensa, nessa terça-feira (25), que está previsto o lançamento de edital para preenchimento de vagas em concurso público para a Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Alagoas.

Com exclusividade ao site www.edivaldojunior.com.br o governador adiantou que a previsão é fazer o lançamento do edital do concurso até o final do primeiro semestre de 2017: “Eu decidi realizar um concurso com mil vagas para as duas corporações”, revelou o governador.

Até então, a expectativa era de um concurso menor – de até 500 vagas – com a possibilidade de realização de um número maior de outras seleções na medida em que fosse surgindo necessidade.

O governador revelou, no entanto, que está decidido a reforçar tanto quanto o caixa do Estado permitir a Polícia Militar. O objetivo é aumentar o policiamento ostensivo na capital, com o lançamento de novas operações e também no interior.

Outro objetivo do governo é a instalação, até o próximo ano de 20 Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp).

“Cidades como São José da Tapera que tinha dois policiais militares, passaram a ter 12 homens atuando diretamente na segurança da comunidade após a inauguração do CISP. Além disso, tanto a PM quanto a Polícia Civil recebem novos armamentos e novas viaturas. O que observamos é um aumento da sensação de segurança e também da redução da violência. O Gustavo Feijó (prefeito) de Boca da Mata me disse que em 6 meses de 2016 foram registrados 28 homicídios na cidade. Em dois meses, após a instalação do CISP, foram registrados apenas 2 homicídios. A redução é muito grade e o mesmo deve acontecer em outras cidades”, diz o governador.

Processo em andamento

O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Crhistian Teixeira, adiantou que o processo para a realização do concurso já foi iniciado. “Estamos agora na fase de prospecção da instituição que irá realizar o processo de seleção. O objetivo é contratar instituições respeitadas nacionalmente”, antecipou.

De acordo com Crhistian Teixeira, a expectativa é que o lançamento do edital do concurso possa ser publicado até o meio do ano: “é determinação do governador Renan Filho aumentar o efetivo da PM, para reforçar a segurança do povo alagoano. Mesmo com o quadro de dificuldades financeiras persistindo o governo fará um esforço para a realização do concurso”, enfatizou.

Teixeira também informou que as mil vagas anunciadas pelo governador atendem ao pleito do Comando Geral da PM e do Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Lima Junior: “esta foi a demanda apresentada pela SSP ao governador, que fará todo o possível para atender as necessidades da área da Segurança”, afirmou.

Durante a conversa com a imprensa, o governador Renan Filho também sinalizou que pode abrir seleção para Secretaria Estadual de Educação. Acerca de concursos públicos, Renan Filho informou que está discutindo, internamente, com a equipe de gestão, os parâmetros necessários para abrir seleção com o intuito de reforçar o efetivo militar. Como há carência de professores do Estado, o governador diz que há possibilidade de realizar concurso para a Educação também.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate