Agricultura familiar de Alagoas ganha reforço com doação de equipamentos

Investimento foi na ordem de R$ 4,6 milhões
Agricultura familiar de Alagoas ganha reforço com doação de equipamentos

A agricultura familiar alagoana ganhou um grande reforço, nesta segunda-feira (16). O governador Renan filho entregou 4,6 milhões em equipamentos, durante solenidade. Ao todo, foram 87 aparelhamentos entre caminhões tanques isotérmicos, tratores e implementos para preparo do solo e transporte da produção, que são destinados para vários municípios e cooperativas alagoanas.
O investimento vai beneficiar, de forma direta, milhares de agricultores do Agreste, dos Tabuleiros, Baixo São Francisco, Zona da Mata, Litoral Norte e do Alto e Médio Sertão.

De acordo com o chefe do executivo, o fomento à pasta de agricultura é uma ação importante da Bancada Federal, que destinou recursos ao estado, dando autonomia na aquisição desses equipamentos para os municípios. Ressaltou, ainda, que o agricultor fica muito feliz, ele sente que ali, com aquele equipamento, vai seguir por um caminho que minimiza as dificuldades.

Para o presidente da  Pindorama, cooperativa que terá maior participação no Programa do Leite em 2017, Klécio Santos,  o investimento dará maior suporte e proporcionar  resultados importantes para produção leiteira. “O associado de nossa cooperativa terá grande benefício com esse corte de custo no transporte. O caminhão estará a interia disposição dos produtores para coleta de leite assegurado de  tecnologia de resfriamento, com custo zero ao produtor”, disse Klécio.

Com os três caminhões transportando o leite ao laticínio, em tembo hábil, preservando a qualidade nutricional, será possível, segundo Klécio, colocar em prática os planos de dobrar a produção na região.

O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, lembrou o cuidado que o Estado teve em trazer os tratores acoplados com conchas hidráulicas, para viabilizar limpezas de pequenos açudes, já pensando no período da seca. “A agricultura precisa sempre de investimentos. Essa ação é muito importante para a agricultura familiar, porque quando a agricultura cresce, Alagoas se desenvolve”, explicou o titular da pasta.

A ação irá beneficiar diversos municípios e vai  permitir corte gastos ou qualquer tipo de contribuição com o transporte do leite produzido, como explica Aldemar Monteiro, presidente da CPLA: “O grande objetivo comum é promover facilidade ao pequeno produtor e agricultor familiar. Com os caminhões percorrendo as comunidades, o produtor economiza, ganha tempo para se dedicar a produção e assegura a qualidade do leite com a logística de tecnologia”, apontou Aldemar Monteiro.

Redação com assessorias

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate