Mesa diretora da ALE será reeleita com 18 votos

Mesa diretora da ALE será reeleita com 18 votos

Definida as regras, a eleição para o novo mandato da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para o biênio 2017/2018 acontece em 1º de fevereiro. Após decisão do desembargador Fernando Tourinho, a votação será realizada de forma individual para o cargo de presidente. Os demais cargos (11, contando os suplentes) serão definidos em chapa.

Com a decisão da Justiça, a composição a direção da ALE vai permanecer a mesma de hoje. Existia possibilidade de mudança em alguns cargos se a eleição fosse toda individualizada, reconhece um dos integrantes da atual Mesa Diretora.

“Mantida as regras, esperamos pelo menos 18 votos, confirmando a reeleição da atual mesa diretora”, aponta.

A atual messa

O deputado Luiz Dantas (PMDB) deve ser reeleito, no entanto, com um número maior de votos. Vários integrantes da bancada “dissidente” já sinalizaram que vão votar por sua reeleição. É o caso do deputado estadual Bruno Toledo (PROS), que embora vote contra a “chapa”, deve apoiar LD.

 Na vantagem

A atual mesa tem 12 integrantes, considerando os suplentes. Entre eles o presidente Luiz Dantas, o vice-presidente Ronaldo Medeiros, o primeiro secretário, Isnaldo Bulhões (PMDB) e o segundo secretário Edval Gaia (PSDB) que tem grande poder de articulação na Casa. Atual mesa conta também com o reforço de deputados como Olavo Calheiros (PMDB), Chico Tenório (PMN) e Jó Pereira (PMDB), que embora não participem da chapa tem influência entre os outros parlamentares.

Na “oposição” à mesa, alguns nomes também tem capacidade de articulação. Entre eles, Ricardo Nezinho (PMDB), Marcelo Victor (PSD), Sérgio Toledo (PSC) e Antonio Albuquerque (PTB). Apesar da influência, esses parlamentares não conseguiram articular uma chapa capaz de ameaçar a reeleição de LD e demais integrantes da Mesa Diretora.

Com trânsito livre no Palácio dos Palmares, um dos integrantes da atual mesa avalia que a adesão à reeleição do grupo deve aumentar, “até porque estamos fazendo um bom trabalho, reconhecido pela sociedade e pelos próprios deputados. Atuamos com transparência, as contas estão em dia e a Casa vem funcionando num bom ritmo, votando todas as matérias importantes”, pondera.

Peso político

A atual mesa da ALE também conta com reforço externo de peso para sua reeleição. Embora não declarem publicamente, o governador Renan Filho e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) trabalham pela sua recondução. Nos bastidores, governador e senador estão atuando fortemente para evitar qualquer “surpresa” de última hora.

(Edivaldo Junior)

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate