AMA e CNM retomam luta em defesa do municipalismo brasileiro

AMA e CNM retomam luta em defesa do municipalismo brasileiro

Após as posses, ocorridas no domingo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Associação dos Municípios Alagoanos- AMA – já estão mobilizando os novos gestores para a importância da luta municipalista e a participação de todos.

São muitos os desafios a serem enfrentados e a certeza de que há grandes aprendizados a serem obtidos no decorrer desses quatro anos de gestão.

Com o objetivo de ajudar na gestão responsável e a otimizar suas políticas locais, a CNM recomenda boas práticas que devem ser implementadas em seu Município como, por exemplo:

1. Fazer somente o que for de competência e de responsabilidade do Município.

2. Constituir suporte técnico centrado na realidade, porém focado em um futuro promissor e desenvolvimentista para seu Município.

3. Valorizar os servidores públicos municipais, pois são eles que executarão o seu projeto de governo.

4. Elaborar instrumentos de planejamento fundamentados na sua realidade econômica, financeira, social, cultural e administrativa.

5. Elaborar bons projetos com dados concisos e consistentes, capazes de motivar novas iniciativas.

6. Estruturar redes locais, respeitando as necessidades de seus munícipes e as realidades de seu Município.

7. Ouvir a comunidade! Ela é sábia no que exige de seu gestor.

8. Não gastar mais que arrecada.

9. Prestar contas.

10. Obedeçer as leis.

Mais informações para o auxílio no dia a dia da gestão municipal estão contidas no Livro do Prefeito (leia aqui).

A primeira grande missão deste ano já começou: trata-se da derrubada do veto a pontos importantes da Lei Complementar 116/2003 – que trata do Imposto Sobre Serviços (ISS), medida que priva os Municípios da possibilidade de redistribuírem pelo menos R$ 6 bilhões.

Agora, a pressão deve ser sobre os parlamentares para que os vetos sejam derrubados, e que justiça seja feita em relação à desconcentração e à melhor distribuição desses recursos.

É importante que cada um pressione o seu parlamentar e exija que os recursos referentes às transações de cartões de crédito/débito, leasing e planos de saúde fiquem em seu Município.


Ascom AMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate