Integração entre sistemas do TJ e da Defensoria já facilitou trâmite de 15 mil processos

Integração entre sistemas do TJ e da Defensoria já facilitou trâmite de 15 mil processos

Com o objetivo de gerar economia e promover celeridade no andamento processual, o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) e o sistema online da Defensoria Pública de Alagoas funcionam de maneira integrada, desde setembro do ano passado. Nesse período, mais de 15 mil intimações do Judiciário alagoano já foram encaminhadas à Defensoria.
“O Tribunal de Justiça de Alagoas é o primeiro do país a interligar duas tecnologias diferentes em um sistema que troca informações de forma instantânea, confiável e segura entre a Defensoria Pública e o Judiciário”, destacou o diretor de Tecnologia da Informação do TJ/AL, José Baptista Neto.

Através da integração, a intimação é enviada pelo SAJ ao sistema da Defensoria Pública, que encaminha ao e-mail dos defensores públicos. De acordo com o subdefensor público geral, Carlos Eduardo de Paula Monteiro, o procedimento antes era bem mais lento e custoso, pois o oficial de justiça precisava intimar o defensor público, que às vezes também se dirigia ao Fórum para pegar a intimação.

“A integração dos sistemas atingiu o objetivo que é a economia processual e a celeridade, pois somos intimados e, automaticamente, podemos tomar as providências do processo. Como é via sistema, a gente já recebe intimação com o número do processo. É só clicar que direciona para a página. Isso facilitou muito”, explicou.

Ainda segundo o diretor de Tecnologia, José Baptista, os serviços disponíveis para o defensor público são os de peticionamento, leitura integral dos autos, consulta da movimentação de processos e intimação.

Para a servidora Patrícia Maciel, da 23ª Vara Cível de Maceió, a agilidade na comunicação com o defensor público é o maior benefício.

“Antes a gente fazia um ofício para a juíza dar o despacho e a gente imprimir. Depois, ela tinha que assinar e a gente digitalizava para começar a contar o prazo processual. Agora não, ela dá o despacho e com três cliques já chega direto nela, e encaminhamos para o defensor via sistema também”.


Ascom – TJ/AL

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate