Em meio a calamidade financeira do país, Alagoas se destaca

Em meio a calamidade financeira do país, Alagoas se destaca

Três Estados da Federação decretaram calamidade financeira na semana passada e o Fantástico, da TV Globo, ilustrou a situação do funcionalismo mineiro, gaúcho e fluminense. Na contramão da crise, Alagoas fez o dever de casa – ainda em 2015 – e hoje assegura o pagamento antecipado do 13º salário dos servidores públicos estaduais.

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, conhecidos por sua pujança econômica de outrora, declararam situação de calamidade financeira. A situação dos servidores, aposentados e pensionistas é de penúria. Salários atrasados, parcelados, além da acumulação de dívidas atormenta a todos que prestam serviço aos três Estados. A incerteza sobre o 13° foi o destaque do Fantástico, nesse domingo.

Além de Minas, Rio e Rio Grande do Sul, pelo menos oito Estados e o Distrito Federal já parcelaram salários ou estão com o 13º ameaçado. No Rio de Janeiro, o Estado sofre fortes manifestações e tenta aprovar um pacote de medidas que diminui o rendimento do servidor, uma situação bem diferente da que se passa em Alagoas, onde 13° foi adiantado para ser pago nesta quarta-feira, 14.

Além do pagamento em dia do salário do funcionalismo e do 13º adiantado, Alagoas vive um momento de ascensão em obras e iniciativas que melhoram o dia a dia do alagoano.

Na saúde pública, a rede de atendimento médico do SUS está sendo ampliada com a construção da primeira Maternidade de Risco Habitual de Alagoas. Outro empreendimento que vem por aí é o Hospital da Mulher, que já teve seu edital publicado. O Estado está entregando ainda a ampliação da Unidade de Emergência do Agreste – ainda neste mês de dezembro. Sem contar a construção de mais unidades hospitalares em Porto Calvo, Viçosa, União dos Palmares e Delmiro Gouveia. Só de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram cinco abertas pelo Governo de Alagoas.

Quando vamos para obras de mobilidade, Alagoas segue com iniciativas exemplares. O programa Pró- Estrada já beneficiou 25 municípios, recuperando trechos de rodovia e promovendo a recuperação de vias urbanas garantindo mais mobilidade e incentivando o desenvolvimento econômico. São mais de R$ 100 milhões em recursos próprios do tesouro estadual empregados no programa.

Ou seja, todo país vive um momento de grande dificuldade econômica e financeira, entretanto em Alagoas, o governador Renan Filho conseguiu adiantar o pagamento do 13° ao servidor público alagoano, não diminuindo investimentos e promovendo melhorias para seu povo. Apenas Alagoas e São Paulo devem pagar seu décimo em dia. Porém, a situação não é de conforto. Em 2015, foram revistos e cessados contratos, comissionados demitidos, reduzidos gastos e extras. Reajustes salarias foram parcelados ainda em 2015. O panorama ainda merece atenção e preocupação.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate