Seca se agrava em Alagoas e pode faltar água em grandes cidades

Seca se agrava em Alagoas e pode faltar água em grandes cidades

A estiagem registrada este ano em Alagoas é uma das maiores da história e só se equipara, em períodos recentes, a seca de 2012.

De acordo com Vinicius Pinho, meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, a redução das chuvas até agora, em 2016, está entre 40% e 60% dependendo da região do Estado.

O mais grave é que a estiagem registrada este ano contribuiu para aumentar o déficit hídrico no Estado: “Alagoas já registra chuvas abaixo da média desde 2012. Com a seca deste ano, a situação tem se agravado. Já não existem mais reservas de água e até os rios maiores estão secando. A falta de água que já é crítica para o produtor rural, já começa atingir também a população de várias cidades”, pondera.

Neste momento, a situação mais grave é dos produtores rurais do agreste e sertão. Mas segundo a Semarh, reservatórios e rios estão secos ou secando em todo o estado, o que ameaça o abastecimento de água para as populações de vários municípios e pode afetar até mesmo moradores das maiores cidades do estado.

O governador Renan Filho anunciou, para a próxima semana, o início da operação carro pipa. “Tenho acompanhado de perto a situação da seca. O governo está monitorando a situação. Existe risco de desabastecimento até mesmo em grandes cidades a partir de dezembro. Vamos adotar todas as medidas necessárias para atender as populações dos municípios afetados”, aponta.

Renan Filho afirma que o governo também está acompanhando a situação dos produtores rurais, que enfrentam dificuldades para manter seus rebanhos em função da seca. Entre as ações anunciadas pelo Estado está a distribuição de bagaço de cana para pequenos produtores da região da bacia leiteira. O governador promete anunciar outras ações nos próximos dias.


Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate