Pesquisa com soja em Alagoas atesta produtividade acima da média nacional

Pesquisa com soja em Alagoas atesta produtividade acima da média nacional

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuárias (Embrapa) dos Estados de Alagoas e Sergipe apresentaram o resultado dos experimentos com 50 variedades de soja e cultivares produzidos em São Miguel dos Campos e Jundiá.

A ação conta com o incentivo do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca, Pecuária e Aquicultura (Seagri), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a própria Embrapa.

Os dados anunciados pelos pesquisadores na quinta-feira (24), no auditório da Federação da Agricultura de Alagoas (Faeal), revelam que das 50 variedades de soja, dez apresentam indicativos de materiais adaptáveis na região e que apesar das adversidades climáticas, a produtividade por hectare está acima da média nacional.

Além disso, verificou-se ainda destaque na quantidade de grãos por vargem, bem como estão acima da média nacional a quantidade de óleo e proteína da soja cultivada em Alagoas. Houve ganhos também na altura, qualidade da vargem e tamanho.

O secretário de Agricultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, ressalta que os resultados divulgados pela Embrapa são muito positivos tanto para os produtores, quanto para o desenvolvimento econômico do Estado.

“O propósito do governador Renan Filho é continuar incentivando e apoiando a diversificação de cultura em Alagoas, o que vai gerar empregos e renda, além de fixar o homem no campo”, afirma o secretário Álvaro Vasconcelos. Segundo ele, a parceria com o Sebrae, Embrapa e Ufal vai fortalecer ainda mais a produção de soja.

Para Antonio Santiago, pesquisador da Embrapa em Alagoas, os resultados da pesquisa são excelentes e motivo de satisfação, pela geração de conhecimento e transferência de tecnologia. “A produção de sacas por hectare superar a média nacional é motivo de comemoração”, afirma.

Sérgio Procópio, pesquisador da Embrapa em Sergipe, reconhece que a produção de soja em Alagoas é de boa qualidade nos ensaios analisados e que a tendência é melhorar ainda mais na próxima safra. “A terra é boa, o incentivo do Governo é importante e os produtores estão cultivando de forma correta”.

Pioneiro no cultivo de soja em Alagoas, o produtor Everaldo Tenório destaca que o apoio que vem recebendo da Secretaria de Agricultura de Alagoas, da Embrapa, do Sebrae e da Ufal tem sido muito importante para a diversificação de cultura. “Acreditamos que a próxima safra será ainda melhor”, aposta.

Everaldo Tenório já importou sua produção do ano passado para a Rússia e este ano para a China, e ainda, para os estados da Bahia e Pernambuco.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate