Programa do leite volta a “perder” produtores por atraso de pagamento

Programa do leite volta a “perder” produtores por atraso de pagamento

Um grupo de cerca de 200 agricultores familiares do município de Major Isidoro, que abastecia o programa do leite em Alagoas através do laticínio Mont Rey, no mesmo município, decidiu suspender as entregas em razão do atraso no pagamento da matéria-prima.

O presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas, Aldemar Monteiro, recebeu o comunicado, nesta segunda-feira, 21, pela manhã e lamentou a decisão dos produtores, mas diz que compreende a decisão: “infelizmente estamos com algumas quinzenas em atraso em função de problemas burocráticos. Existe um esforço do governo do Estado para repassar o pagamento, mas o processo continua parado, em função de questões orçamentárias”, aponta.

Em média, o atraso deste grupo de produtores é de duas quinzenas, período considerado muito alto especialmente para agricultores familiares. “A maioria destes produtores depende do pagamento do leite para fazer a feira da semana e por isso não tem como esperar tanto”, lamenta Antônio Lins, diretor do laticínio.

Com a regularização do pagamento, o laticínio e CPLA terão de fazer um trabalho para reconquistar os produtores. Enquanto isso, a entrega que era feita em algumas cidades, fica prejudicada.

“Vou reforçar o apelo ao governo do estado para que seja feita liberação do pagamento (repasses do MDS), o quanto antes, para evitar o risco da perda de mais produtores”, aponta Monteiro.


Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate