CGE e CGU se unem para efetivar combate à corrupção em todos os níveis

CGE e CGU se unem para efetivar combate à corrupção em todos os níveis

A controladora geral do Estado (CGE), Maria Clara Bugarim, e o chefe da Controladoria Regional da União em Alagoas, José William Gomes, firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para desenvolver conjuntamente atividades voltadas para o controle interno e social.

“De certo é preciso estimular a integridade e atitudes probas no serviço público, porém não apenas isso. Devemos buscar mudanças comportamentais dentro de uma sociedade que está sempre em construção, com apoio das escolas, das famílias, dos governos e das organizações”, ressaltou a controladora.

O Acordo de Cooperação Técnica estabelecido entre CGE e CGU prevê o intercâmbio de informações e experiências relevantes, além de criar um canal de assistência mútua para o desenvolvimento de ações institucionais.

Durante o encontro, os gestores discutiram propostas para o lançamento da campanha “Corrupção, o jeito certo é não”, que vai acontecer durante todo mês de dezembro, em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção comemorado dia 9 de dezembro. A iniciativa ainda está em fase de elaboração e em breve terá sua programação divulgada. A campanha é fruto de uma parceria entre as instituições de controle e instituições do Judiciário.

“O Dia Internacional Contra a Corrupção é uma referência à assinatura da convenção das Nações Unidas contra a corrupção, ocorrida em 2003. A ideia é sensibilizar, mobilizar e qualificar grupos de atores sociais com vistas a uma atuação cidadã, em prol do zelo contínuo pela oportuna e correta aplicação dos recursos públicos”, destaca William Gomes.

Em Alagoas, a data será marcada com uma solenidade que vai promover uma ampla discussão com diversas instituições sobre medidas e ações contra a corrupção.

“Este ano, comemorando o 11º Dia Internacional e consolidando a parceria entre a CGU a CGE e demais membros do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas, teremos um momento em que os órgãos de controle prestarão contas à sociedade das suas atividades e resultados alcançados durante o ano de 2016”, afirmou o chefe da CGU.

Além do evento solene, a CGE vai preparar um calendário de atividades contemplando também a população, os acadêmicos e ao público infantil com o intuito de gerar uma reflexão social e tornar a sociedade partícipe desse processo.

(Agência Alagoas: Texto de Amanda Vieira)

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate