Marx Beltrão é o novo ministro do Turismo

Marx Beltrão é o novo ministro do Turismo

Foram meses de expectativa. Desde a exoneração de Henrique Alves, em junho deste ano, que o presidente Michel Temer Temer anunciou que a indicação do novo ministro do Turismo seria feita pela bancada do PMDB na Câmara Federal.

Depois de enfrentar várias disputas internas, o deputado Marx Beltrão, do PMDB-AL, conseguiu unificar a bancada do seu partido ao conseguir o apoio da maioria dos seus colegas. A nomeação deveria ter saído ainda em junho, mas esbarrou na pressão da imprensa nacional, em função de um processo em que ele é investigado no STF.

A Advocacia Geral da União liberou Marx Beltrão para tomar posse no cargo ainda em julho. Mas sua indicação foi retardada em função da votação do impeachment, disputas internas na bancada e eleições.

A nomeação, anunciada nesta terça-feira, 4, foi confirmada. Em ato publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 4, o presidente Michel Temer nomeia Marx Beltrão Lima Siqueira para o Ministério do Turismo.

A posse, que será protocolar, está marcada para as 12h desta quarta-feira, 5, no Palácio do Planalto. O novo ministro deve começar a trabalhar em seguida. Não existe previsão para solenidade de transmissão de cargo, uma vez que o Ministério está “vago” há vários meses.

Embora a indicação tenha sido feita pela Câmara Federal, o presidente Michel Temer conversou, antes, com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem relação política com o novo ministro.

Ex-prefeito de Coruripe, deputado federal de primeiro mandato, Marx Beltrão chega ao ministério por méritos próprios. Pesou na sua indicação a capacidade de articulação na Câmara Federal e seu estilo arrojado. Com 36 anos, Beltrão será o segundo ministro do atual governo. Seu colega Maurício Quintella, do PR-AL, assumiu, em maio, o Ministério dos Transportes.

Beltrão é uma das forças emergentes da política alagoana. Seu projeto – ele não esconde de ninguém – é disputar o Senado em 2018. Nas eleições municipais ele conseguiu ampliar suas bases, agregando ao seu grupo prefeitos eleitos de municípios como Marechal Deodoro e Delmiro Gouveia.

Agora como ministro, terá maior visibilidade. Nesse caso, é bom lembrar, que a vitrine nacional pode funcionar para o bem e para o mal.

Perfil

Marx Beltrão Lima Siqueira (Maceió, 28 de novembro de 1979) é advogado e político, ex-prefeito do município de Coruripe e, atualmente, Deputado Federal pelo Estado de Alagoas, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

É sobrinho do atual prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão (PMDB) e filho do deputado estadual João Beltrão (PSD).

Foi o segundo mais votado nas eleições de 2014, com 123.317 votos.

A nomeação de Marx Beltrão foi publicada no DOU desta quarta-feira.

ministro turismo

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate