Sindhospital aprova moção de apoio em reunião com gestores de hospitais

A ação tem o objetivo de mobilizar outros órgãos e a população, além de reivindicar pagamentos em dia
Sindhospital aprova moção de apoio em reunião com gestores de hospitais

Na segunda-feira (26), o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Alagoas (Sindhospital), junto a gestores de hospitais privados e filantrópicos de todo o estado, realizaram uma audiência para debater o andamento do repasse dos recursos referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), por parte do estado.

Na reunião, foi aprovada, de maneira unânime, uma moção de apoio ao movimento que reivindica o pagamento em dia, dos repasses do governo a estas instituições, além do pagamento referente aos meses atrasados. “A ação também pretende mobilizar outras categorias e a população, para que tomem conhecimento da situação em que se encontram as instituições em Alagoas”, acrescentou o presidente do Sindhospital, Dr. Glauco Monteiro.

Na ocasião, foi destacando a audiência que aconteceu na última sexta-feira (23), com a participação da secretária estadual de saúde, Rozângela Wyszomirska, e representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Federal(MPF) e do Trabalho (MPT).

“A reivindicação é de pagamento em dia dos incentivos, que vem nos trazendo um prejuízo enorme. Os valores são repassados com até 100 dias de atrasos e os hospitais não tem capital para cobrir esse valor”, comentou Júlio Bandeira, presidente do Hospital Sanatório.

Vanilo Soares, diretor administrativo e financeiro do Hospital do Açúcar, destacou que a situação de crise no qual se encontram os hospitais filantrópicos não é problema de gestão, e sim, de financiamento. “ O valor que é  repassado aos hospitais está 77% defasado em relação ao ano de 2008. Nós, do Hospital do Açúcar, estamos trabalhando para sair dessa situação, mas é um trabalho árduo, que não envolve gestão, mas a questão do financiamento”, disse o diretor do Hospital do Açúcar.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate