1º Leilão Nelore CEIP arrecada mais de meio milhão

Criadores de Pernambuco e Maranhão participaram ativamente do remate
1º Leilão Nelore CEIP arrecada mais de meio milhão

Veio para ficar.  A genética do bovino nelore com Certificação Especial de Identificação e Produção (CEIP) deu mais uma demonstração de força, no  último sábado,24,  durante o 1º Leilão Nelore CEIP de Alagoas e 3º Dia de Campo, em Porto Calvo. O remate inaugurou o Recinto de Leilões da Fazenda  Mato Grosso II e obteve o faturamento geral de R$ 512.000,00.

Foram comercializados mais de 300 animais, sendo: 30 touros com Certificação Especial de Identificação e Produção (CEIP) – reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – mais  40 novilhas prenhes avaliadas, além de 250 bezerros e bezerras para cria, recria e engorda. A  media de touros atingiu a casa dos R$ 7 mil por animal negociado.

Conhecida como a genética da velocidade e do criador que tem pressa, a tourama com certificação tem conquistado clientes fiéis. É o caso do pecuarista Fernando Nogueira, de Passo do Camaragibe. “Há três anos decidi investir na genética dos reprodutores CEIP e senti um ganho real em produtividade de carne, melhor precocidade e consigo apartar os bezerros com 7 arrobas”, relatou Nogueira, que em sua primeira compra adquiriu dois touros,  em 2015 mais quatro e esse ano levou para casa cinco.

Segundo  o promotor Ronaldo Cunha, do Nelore Minas, os criadores estão assimilando bem a proposta do modelo de criação do Programa  da CIA de Melhoramentos, voltado para caracterização de animais precoces sexualmente, de maior rendimento de carcaça e genética atualizada.

“Toda caracterização do animal certificado ela é voltada para o interesse econômico. É o gado de progresso genético diferente, mas que consegue estar na vanguarda do nelore com produtividade e contribuição genética para multiplicação do rebanho”, comentou Cunha.

Veio para ficar

Victor Gonçalves, um dos promotores do remate, comemorou o sucesso da 1º edição do Leilão Nelore  CEIP de Alagoas: “Podemos nesse primeiro evento sentir a satisfação dos nossos amigos e clientes em adquirir animais realmente melhoradores. Somos gratos pela  fidelidade dos criadores que desde a primeira edição do nosso dia de campo, estiveram presentes e compraram nossos touros. Surpresos também, pois podemos observar criadores de outros estados, como Pernambuco e Maranhão, participando ativamente do remate”, comentou.

A boa experiência do 1º remate deixou Gonçalves entusiasmado para as próximas edições: “iremos repetir e aprimorar nos próximos anos. O NeloreCEIP está mostrando ano a ano que veio para ficar, trazendo mais precocidade e muito mais produtividade para pecuária”, finalizou em tom de missão cumprida.

O executivo da CIA de Melhoramentos, Marcelo Almeida, foi o responsável pela condução da palestra do 3º Dia de Campo Nelore CEIP de Alagoas. O tema “Meritocracia na Pecuária” foi debatido no evento. “Falamos da importância de selecionar e classificar os animais por mérito, saber diferenciar a competência genética e ser bom na escolha de animais pelo merecimento na reprodução”, alegou.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate