Novo Prodesin garante incentivos a ‘gigante’ no ramo de fertilizantes

Novo Prodesin garante incentivos a ‘gigante’ no ramo de fertilizantes

O Governo de Alagoas concedeu, nesta segunda-feira (19), incentivos fiscais, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), à multinacional Yara Brasil Fertilizantes S/A, instalada no Polo Multissetorial Industrial Governador Luiz Cavalcante, no Tabuleiro.

Os incentivos concedidos à multinacional fazem parte da nova sistemática do Prodesin, que garante incentivos arrojados para empresas instaladas em Alagoas, como a redução em 92% do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados. O Estado concede, ainda, o diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo e sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, cabe ao Governo de Alagoas não só atrair novas indústrias, mas mantê-las ativas no Estado, oferecendo todos os meios e subsídios necessários para a consolidação das cadeias produtivas.

“A Yara já colocou mais de R$ 20 milhões em AL e gera mais de 200 empregos diretos e indiretos. Ela estudou a possibilidade de sair do Estado, mas ficou, porque viu que AL é o Estado mais competitivo em incentivos fiscais do Nordeste. Isso para gente é fundamental, porque mostra que estamos no caminho certo e que nosso Prodesin é competitivo e, principalmente, garante a manutenção de uma empresa que é referência mundial em fertilizantes, gerando empregos e fomentando essa cadeia produtiva aqui”, afirmou Helder Lima.

A atuação da Sedetur foi fundamental para que a empresa continuasse no Estado, uma vez que a Secretaria atuou na articulação do processo, através do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), e no monitoramento para publicação do Decreto, junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Procuradoria Geral do Estado e Gabinete Civil.

Sobre a empresa
Fundada em 1905, na Noruega, a Yara oferece a mais ampla gama de fertilizantes da indústria e é produtora líder mundial de amônia, nitratos, NPK e fertilizantes especiais. A multinacional possui mais de 12 mil colaboradores e vende para mais de 150 países, com operações de produção, vendas e serviços, pesquisa e suporte nas Américas, Europa, África e Ásia.

No Brasil, além da unidade de Alagoas, a Yara conta com uma sede industrial em Porto Alegre e um escritório em São Paulo.


Agência

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate