Ônibus da Seprev recebe mais de 1.700 itens perigosos no primeiro ano

Ônibus da Seprev recebe mais de 1.700 itens perigosos no primeiro ano

A Campanha de Entrega Voluntária de Armas de Fogo, coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, comemora o primeiro ano com dois ônibus próprios. Foram mais de 1.700 itens entre armas, munições e assessórios perigosos que saíram de circulação, em Alagoas.

Arma de fogo não é sinônimo de segurança. Nesse sentindo, as unidades itinerantes de coleta de armas de fogo têm contribuído com a redução de violência no Estado.

“Tirar uma arma de circulação da sociedade pode salvar muitas vidas. Nosso intuito é cuidar do alagoano, fazendo com que a população entenda os riscos do uso indevido de uma arma. Além da função pedagógica, a campanha contribui para a redução da criminalidade, auxiliando na construção da cultura de prevenção à violência”, enfatizou o titular da Seprev, Jardel Aderico.

Desde agosto de 2015, o ônibus adaptado estacionou em praças e ruas de diversos municípios. Pilar, Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Arapiraca, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Maravilha, São José da Tapera e Poço das Trincheiras foram os interiores que receberam o ônibus da campanha. Além, dos diversos bairros de Maceió.

O resultado desta integração foi a entrega voluntária de 1.712 petrechos perigosos, sendo 94 armas, 1.607 munições e 11 assessórios. Segundo o coordenador da campanha, Paulo Holanda, a ação acontece desde 2013, mas com implementação dos dois ônibus próprios, em 2015, houve o crescimento da entrega voluntária de armas de fogo.

“Os ônibus têm sido um fator primordial para o aumento de entrega voluntária de armas. A possibilidade de estacionar nos bairros por grande tempo deu visibilidade e credibilidade a campanha. Reduzindo a possibilidade dessas armas caírem em mãos erradas”, afirmou o coordenador Paulo Holanda.

A entrega é feita de forma anônima, mas para realizar, o portador deve recolher primeiramente a guia de trânsito no ônibus da campanha. Após a entrega, o armamento é destruído e o antigo dono recebe uma indenização de R$ 150 a R$ 450, de acordo com o tipo da arma.

Quem tiver interesse em entregar armas, munições e acessórios, deve se dirigir a um dos postos itinerantes e recolher uma guia de trânsito. Para mais informações, a Seprev disponibiliza o 0800 280-9390.


Agência de Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate