Mais da metade dos eleitores não tem interesse nas eleições, aponta Ibope

Mais da metade dos eleitores não tem interesse nas eleições, aponta Ibope

A rodada de pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em parceria com a TV Gazeta de Alagoas, entre 10 e 13 de setembro, para aferir as intenções de voto em Maceió, mostra um quadro ainda indefinido.

Passadas quase três semanas do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV e da campanha nas ruas, o eleitor de Maceió ainda não foi “contaminado” pelo clima eleitoral.

A “frieza” e o desinteresse que os candidatos sentem no corpo a corpo com o eleitor, faltando pouco mais de duas semanas para a eleição, foi traduzida pelo levantamento do Ibope.

Mais da metade dos eleitores de Maceió, segundo o levantamento, não tem nenhum ou tem interesse no processo eleitoral. A pesquisa aponta que apenas 22% dos entrevistados tem muito interesse, enquanto 23% tem interesse médio. Os eleitores que tem pouco interesse (29%) e nenhum interesse (25%) somam 54%.

O desinteresse no processo eleitoral é maior entre as mulheres (55%), entre os eleitores até 24 anos (55%), eleitores que tem entre a 5ª e a 8ª série (67%) e renda salarial até um salário mínimo (61).

Em relação a pesquisa anterior do Ibope, realizada entre os dias 18 e 21 agosto, em Maceió, o quadro pouco se alterou. Na pesquisa anterior, 59% dos eleitores tinham pouco ou nenhum interesse e 40% tinham muito ou médio interesse.

Reta final

Experiente em campanhas eleitorais, o deputado federal Ronaldo Lessa acredita que a partir da próxima semana o guia eleitoral terá uma audiência maior: “o eleitor costuma assistir o programa eleitoral nos últimos dez dias, para se decidir ou confirmar a decisão”, aponta.

Para Lessa o interesse do eleitor de Maceió deve aumentar até o dia da eleição: “o que tenho sentido é que na capital o interesse é menor do que no interior, onde os eleitores estão mais envolvidos. Em Maceió normalmente a campanha demora mais a contagiar, mas no final o eleitor termina participando ativamente da eleição, especialmente nos últimos dias de campanha, acompanhando o guia eleitoral e os debates”, aponta.

Veja a pesquisa

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas Ltda. e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) sob o número de protocolo  AL-07132/2016. No total, foram entrevistados 602 eleitores entre os dias 10 e 13 de setembro de 2016.

ibope interesse

 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate