AL reduz em 35% desligamentos da rede elétrica provocadas por queimadas de canaviais

AL reduz em 35% desligamentos da rede elétrica provocadas por queimadas de canaviais

Com apenas 13 focos de queimadas em canaviais, que resultaram no desligamento de energia na safra 15/16, os integrantes do Grupo de Trabalho de Combate as Queimadas sob Linhas de Transmissão estiveram reunidos na sede do Sindaçúcar-AL, na manhã desta terça-feira, 06, apresentaram as ações do colegiado previstas para o novo ciclo da cana em Alagoas.

De acordo com Narion Cardoso, engenheiro da Divisão de Manutenção e Análise de Desempenho de Linhas de Transmissão da Chesf, em comparação a safra 14/15, quando foram registrados 20 desligamentos, houve uma redução de 35% no número de queimadas que provocaram a suspensão no fornecimento de energia.

“A redução é fruto de um trabalho realizado nas comunidades rurais e até com os funcionários das próprias usinas, por meio de oficinas onde é trabalhada a conscientização ambiental”, afirmou o representante da Chesf, lembrando que a companhia aborda não apenas a problemática dos incêndios acidentais, mas também as queimadas controladas.

“Vale ressaltar que a queimada da cana controlada só pode ser realizado mediante autorização do IMA, sendo vetada em áreas próximas a matas, povoados e das linhas de transmissão de energia”, reforçou o assessor técnico do Sindaçúcar-AL, Jorge Sandes.

O encontro é promovido todos os anos no início da safra no Estado. As ações desenvolvidas pelo colegiado contam com o apoio e a parceria do Sindaçúcar-AL.

Para reforçar o combate às queimadas, todas as linhas de transmissão no Estado foram mapeadas pela Eletrobras, o que possibilita uma identificação mais rápida dos focos de incêndio, agilizando o combate ao fogo com o monitoramento via satélite.

Na reunião, além dos conselheiros do Sindaçúcar-AL, estiveram presentes representantes da Chesf, Eletrobras – Distribuição Alagoas, Brasken, Asplana e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate